Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Novembro de 2006 às 14:00

    Imprimir


Uma equipe multidisciplinar do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá deu início esta semana a um trabalho de conscientização para que os acompanhantes dos pacientes passem a fazer suas refeições no restaurante da instituição e não mais ao lado do leito.

O trabalho objetiva melhorar a limpeza no interior das enfermarias e evitar o contato do paciente em dieta com a alimentação do acompanhante. Este, por sua vez, poderá fazer suas refeições num ambiente agradável e se desligar, mesmo que por alguns minutos, do ambiente hospitalar e se alimentar com tranqüilidade para, então, voltar à companhia do paciente.

A equipe responsável pela mudança é composta por nutricionistas, psicólogos, hotelaria, enfermeiros, auxiliares e assistentes sociais. Cada um fará a sua parte no processo de convencimento do acompanhante para que se desloque até o refeitório, localizado no térreo do Pronto Socorro.

Os profissionais deram a largada pela Pediatria. "Estamos orientando os acompanhantes para que façam revezamento entre si de maneira que sempre haja uma pessoa olhando pelos pacientes", explica o psicólogo Paulo Bernardino, acreditando que a mudança seja bem aceita até mesmo porque é natural o espírito de solidariedade entre parentes das pessoas internadas.

Ao se alimentar no refeitório, acrescenta ele, o acompanhante vai evitar que o paciente em dieta sinta o desejo de comer o quê está sendo servido na sua marmita. "E muitas vezes uma mãe não consegue negar o pedido do filho e acaba dando a ele a sua comida, quebrando a dieta", conta Bernardino. Outras vezes a mãe deixa de comer só para que o seu filho não sinta vontade de comer da sua marmita.

A mudança ainda vai evitar que o marmitex com restos de comida seja jogado no lixo da enfermaria. "Por mais que a limpeza seja feita com freqüência, não é agradável a permanência do cheiro de comida nos quartos", frisa a gerente de Hotelaria do Pronto Socorro, Lacy Carvina.

Estelita Rodrigues, psicóloga da Nutrano, empresa responsável pela cozinha do Pronto Socorro há dez anos, lembra, por outro lado, que o acompanhante poderá fazer suas refeições com tranqüilidade no refeitório, onde poderá escolher o quê vai comer e encontrar um ambiente totalmente climatização, dotado de bebedouro, lavado, balcão térmico e televisão. Um tela gigante do artista plástico Adir Sodré torna o refeitório alegre e colorido.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262772/visualizar/