Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 08 de Março de 2013 às 10:01

    Imprimir


O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), é autor de uma indicação encaminhada ao Poder Executivo com cópia à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) que cobra medidas urgentes e eficazes de combate à insegurança bancária no âmbito do Estado de Mato Grosso. Savi explica que o objetivo é reduzir o índice de criminalidade, além de retirar Mato Grosso do 10º lugar no ranking nacional de assaltos e mortes nas agências bancárias do Brasil.

 
 
Na justificativa da Indicação o deputado republicano evidencia os dados divulgados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cuf), que revela que só no ano passado pelo menos 57 brasileiros – a maioria cliente – foram mortos em assaltos envolvendo bancos. Se comparado há um ano anterior à pesquisa, o aumento foi de 16,3% o que significa que em 2011, 49 pessoas foram mortas. Em 2010, o ano encerrou com 23 óbitos.



 
Savi argumenta que quadrilhas especializadas têm se aprimorado e a cada dia uma prática mais sorrateira tem sido aplicada. Por outro lado, o deputado alega que os bancos precisam aumentar o investimento em segurança e copiar o modelo aplicado nos aeroportos. “Se for observar, os aeroportos possuem equipamentos mais modernos, pessoal mais bem treinado e divulgação das medidas de segurança junto aos clientes, portanto, nesse contexto, a Secretaria de Estado de Segurança Pública se faz imprescindível”, destacou.


 
O parlamentar alerta, que o uso de biombos em agências bancárias é uma forma de reduzir esse tipo de crime e lembra, que na Capital mato-grossense já existe uma lei que determina a instalação das divisórias. Porém, mesmo com o cumprimento da Lei Municipal nº 5.373/2010, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) contabilizou em 2011, 24 ataques a bancos e quase 70 aos caixas eletrônicos. Em relação ao ano passado, a SEEB informa que houve 70 ataques a bancos em Mato Grosso e 115 arrombamentos a caixas eletrônicos.

 
 
De janeiro desse ano até agora, ocorreram quatro assaltos efetivados em Mato Grosso, o penúltimo aconteceu no dia 21 de janeiro, na unidade da Cooperativa de Crédito Sicredi, na cidade de Diamantino (distante a 208 quilômetros de Cuiabá). Na madrugada dessa quarta-feira (07) outro caso foi registrado pela polícia. O fato aconteceu no município de Santo Antônio do Leste. A quadrilha contou com o auxílio de um maçarico para romper um dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Essa é a sexta vez que a agência é alvo dos assaltantes.

 
 
“Até quando essa prática continuará intensa na nossa região? É preciso reverter esse quadro o quanto antes para evitar o pior. Só a título de informação, em 2011 apresentamos um projeto de lei sobre o assunto, mas este deixou de tramitar por haver uma proposta semelhante registrada anteriormente. Em 2012, outro projeto deu entrada em Plenário”, informou Savi ao salientar que, independente de autoria, ele espera que a análise seja célere e medidas sejam adotadas, a fim de que os funcionários, clientes e sociedade tenham mais segurança e tranquilidade na oferta e uso de serviços





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26281/visualizar/