Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 05 de Novembro de 2006 às 04:24

    Imprimir


O presidente taiuanês, Chen Shui-bian, explicará neste domingo, perante as câmaras de televisão, sua participação e a de sua esposa em supostos crimes de corrupção.

A emissora de TV taiuanesa "ETTV" anunciou o discurso de Chen, sem especificar a hora, no qual o governante disse que apresentará provas de que não foram registrados atos de corrupção no uso de um orçamento presidencial.

O primeiro-ministro, Su Tseng-chang, anunciou que vai renunciar se o público taiuanês não for convencido pela explicação presidencial.

A primeira-dama taiuanesa, Wu Shu-chen, foi acusada formalmente, na sexta-feira, de corrupção e falsificação de documentos em relação ao orçamento, e os fiscais também acusaram Chen de preaticar os mesmos crimes.

Em função de sua imunidade constitucional, o presidente não pode ser processado até que renuncie ou termine seu mandato.

O governante Partido Democrata Progressista (PDP) deu três dias para Chen explicar perante o povo sua participação no escândalo, e decidirá sobre sua postura após avaliar a resposta do presidente e da população de Taiwan.

Chen reconheceu ter utilizado faturas alheias para justificar despesas de seu orçamento discricional, mas assegura que esta "ilegalidade técnica" se deve ao que é utilizado dentro da diplomacia secreta.

Na sexta-feira, o fiscal Eric Chen disse que existem provas suficientes de que Chen e Wu embolsaram US$ 455 mil de um fundo estatal.

A oposição e a Campanha para Destituir Chen realizaram algumas manifestações em Taipé, mas seus dirigentes pediram ao público que dê tempo ao Partido Democrata Progressista para conduzir a crise.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263149/visualizar/