Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 11:23

    Imprimir


Gabriele Torsello, fotojornalista italiano sequestro no sul do Afeganistão, foi libertado nesta sexta-feira, depois de mais de três semanas no cativeiro.

Agentes de organizações de ajuda no Afeganistão receberam um telefonema e foram direcionados para uma estrada onde Torsello poderia ser encontrado, informou o site PeaceReporter, especializado em cobertura de conflitos e que tem proximidade com os serviços de assistência no Afeganistão.

O fotógrafo, que mora em Londres e se converteu ao islamismo, está bem.

"Um grande abraço a todos", disse o fotojornalista, segundo o site, em telefonema para sua família no sul da Itália.

O ministro da Defesa italiano, Arturo Parisi, agradeceu o serviço secreto militar da Itália (SISMI) por sua "contribuição decisiva" à libertação, de acordo com a agência de notícias Ansa. Não foram divulgados detalhes.

Autoridades do governo, incluindo o presidente Giorgio Napolitano e o primeiro-ministro Romano Prodi, manifestaram alívio.

O sequestro de Torsello provocou comoção na Itália, onde foram realizadas vigílias em nome do bem-estar dele.

Até o papa Bento 16 fez um apelo por sua libertação.

Torsello, 36, foi capturado em 12 de outubro, por cinco homens armados, em um ônibus público na estrada da capital da Província de Helmand para a vizinha Kandahar.

Torsello estava naquela região — reduto da milícia Taliban e do comércio de ópio — para reportar as mortes de civis e a destruição de propriedades em operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra o Taliban.

A polícia afegã disse que Torsello foi mantido pelo Taliban, mas o grupo negou envolvimento, atribuindo o sequestro a criminosos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263508/visualizar/