Petrobras prevê normalização do abastecimento de gás em dezembro
A primeira etapa das obras de reparo do gasoduto Bolívia-Brasil será iniciada em 11 de novembro, informou a estatal em um comunicado, e a segunda em 23 de novembro. A primeira etapa levará em torno de seis dias e a segunda 11 dias.
"Após os reparos, o gasoduto retorna às condições de projeto e volta a operar à plena capacidade recuperando a confiabilidade do sistema", ressaltou a Petrobras na nota.
Desde abril o abastecimento de gás ao mercado brasileiro está sendo garantido por medidas como a redução do consumo próprio da companhia. Segundo a estatal, toda a demanda contratada para o insumo será atendida após os reparos.
O anúncio do início das obras acontece dias após a empresa brasileira ter assinado o novo contrato de exploração e produção de gás e petróleo no país vizinho, que nacionalizou suas reservas em maio deste ano.
Pelo novo contrato, a Petrobras terá um imposto fixo equivalente à metade da sua receita com exploração e produção. Outra parte da receita será para abater custos e uma terceira parte será dirigida ao pagamento da estatal boliviana YPFB, de acordo com uma tabela que levará em conta investimentos, produção e amortizações.
Comentários