Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 07:43

    Imprimir


Com praticamente todas as áreas plantadas, sojicultores de Lucas do Rio Verde começam a se preocupar com a distribuição de chuvas para os próximos meses. A intensidade das chuvas nos últimos dias tem sido favorável ao plantio, mas se persistir pode afetar a produtividade nas plantações.

“A partir de agora deve se tomar cuidado com as pragas, fazer as aplicações preventivas para evitar maiores problemas”, alertou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti. Na safra passada algumas lavouras foram atingidas pela ferrugem asiática, que é uma grande preocupação do setor todos os anos.

O período de chuvas muito intenso também favorece o aparecimento de outras doenças fungicas. Entre elas está a ‘mela’, que atinge as folhas e queima a planta. A doença é uma enfermidade comum nas regiões de temperatura elevada e com chuvas freqüentes acompanhadas de alta umidade.

A mosca branca também atacou muitas lavouras na safra passada, devido a irregularidade na proporção das chuvas no plantio. A alta umidade que se concentra na parte inferior da planta, onde ela se reproduz, é um dos principais fatores para sua proliferação. O inseto suga a seiva da planta e quando adulta migra para outras.

Lucas do Rio Verde está entre os maiores produtores de soja do Estado e plantou cerca de 220 mil hectares nesta safra.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263590/visualizar/