Deputado vai cobrar explicações sobre violência contra estudantes da UFMT
O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) usou a tribuna do Parlamento, na manhã desta quinta-feia (7), para manifestar seu repúdio contra a agressão sofrida pelos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na tarde desta quarta-feira (6) entraram em confronto com a Polícia Militar, após fecharem parte da Avenida Fernando Corrêa da Costa para protestar contra o fechamento da casa dos estudantes.
“Vivemos em um estado democrático de direito, e é inconcebível o uso de força policial para barrar qualquer tipo de manifestação, em especial, o protesto de estudantes que sempre tiveram papel essencial no processo democrático brasileiro, a exemplo do episódio de cassação do presidente Collor”, protestou Dilmar.
O deputado afirmou que vai cobrar explicações do Governo do Estado e do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso quanto possíveis excessos cometidos na operação, que culminou com a detenção de seis estudantes e com dez alunos feridos ao serem atingidos por balas de borracha.
Dois advogados da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) também foram detidos após insistirem em acompanhar os universitários até o Cisc Planalto, local onde foi lavrado o boletim de ocorrência.
Dilmar afirmou que muitas vezes a pressão popular é a única força capaz de transformar a sociedade, lembrando que no início desta semana mais de 400 pescadores fecharam o Trevo do Lagarto durante manifesto contrário a lei da pesca. “Somente com essa ação a categoria conseguiu reverter à proibição do anzol de galho, que prejudicava sobremaneira seus rendimentos”, afirmou Dilmar.
Dal’Bosco já está no norte de Mato Grosso onde participa do manifesto da BR-163, que desde o meio dia sofre interdição nas cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Durante seu pronunciamento na Tribuna do Parlamento, Dilmar declarou que “dessa vez, espera que a liberdade de expressão seja respeitada pelas autoridades policiais”. (Ascom UFMT)
Comentários