Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 02 de Novembro de 2006 às 09:38

    Imprimir


Trinta e seis por cento dos estabelecimentos de saúde com leitos para internação no país não fazem controle de infecção hospitalar, segundo a Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (divulgada ontem pelo IBGE), divulgada nesta quarta-feira. O levantamento também mostra que o número de leitos para internação no Brasil caiu mais uma vez de 2002 para 2005.

Segundo a pesquisa, a queda no número de leitos não afetou o total de internações, que aumentaram no mesmo período. A aparente contradição, diz reportagem do jornal Folha de S. Paulo, é explicada pelo IBGE e pelo Ministério da Saúde como reflexo de um uso mais racional dos leitos.

"Com o avanço tecnológico, pacientes podem ficar menos tempo internados ou nem ir para o leito em procedimentos que, antes, exigiam internação", diz o instituto. É por isso que o número de internações por leito subiu de 42 em 2002 para 52 em 2005.

Outro dado negativo revelado pela pesquisa é que 46% do total de estabelecimentos não apresentam padrões adequados de acessibilidade para portadores de deficiência e em apenas 13% deles há sanitários adaptados a esse grupo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263757/visualizar/