Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 07 de Março de 2013 às 14:16
Por: Marcos de Moura e Souza

    Imprimir


A economia de Minas Gerais cresceu 2,3% em 2012 em relação ao ano anterior. O dado, ainda preliminar, foi divulgado nesta quarta-feira pela Fundação João Pinheiro, vinculada ao governo do Estado. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o país cresceu 0,9% em 2012.

Os setores que puxaram o desempenho da economia mineira foram a agropecuária (com avanço de 4,4%), construção civil (4,4%), serviços da administração pública (3,5%) e produção e distribuição de energia e saneamento (3,1%).

"Os números do PIB de Minas em 2012 confirmam o momento extremamente favorável que atravessa a economia de nosso Estado. Comemoramos particularmente o crescimento de 4,4% da nossa agropecuária, setor fundamental em nossa economia, ante a queda de 2,3% no índice nacional”, disse o governador Antonio Anastasia, em nota divulgada pelo governo.

Na avaliação da fundação, China e Rússia estão demandando cada vez mais alimentos “e Minas se destaca como um grande produtor na agricultura e na pecuária”. Café, cereais e soja foram destaques.

“O bom desempenho da economia no Estado pode ser observado pela expansão do comércio e da indústria de construção civil”, disse a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves, citando o peso do consumo das famílias na expansão do PIB mineiro. 

“Indicadores interessantes neste contexto confirmam o aumento da produção de insumos típicos da construção civil, como tijolos, placas, ladrilhos e cimento, entre outros no estado”, disse ela, segundo nota divulgada pelo governo do Estado.

Mas outros setores importantes tiveram no ano passado um desempenho muito inferior. De acordo com o balanço preliminar, a indústria de transformação mineira cresceu apenas 0,7% enquanto a indústria de extração mineral – carro-chefe da economia de Minas Gerais – encolheu 0,3%. O comércio cresceu 2%.





Fonte: Valor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26380/visualizar/