Articulação política pode garantir mais um terminal ferroviário em MT
O trâmite está apenas no começo, e não passa inicialmente de uma simples indicação, contudo com a visibilidade e importância que Mato Grosso tem ganhado junto a União, torna-se cada vez mais crível que o município de Brasnorte (627 km de Cuiabá) receba um Terminal Ferroviário no Projeto Básico e Executivo da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – FICO.
Com a economia que mais cresce entre os 27 entes federativos, fica cada mais vez provável que o governo federal invista em setores cruciais para o desenvolvimento do estado, em especial a infraestrutura viária. No caso de Mato Grosso, estado com dimensões continentais, o meio de transporte mais indicado é o ferroviário.
A deputada Luciane Bezerra (PSB) que fez a indicação a presidenta Dilma Rousseff vai realizar uma série de audiências públicas para debater a inclusão da cidade no projeto inicial da FICO. “É preciso viabilizar a inserção de Brasnorte neste trecho para atender a demanda de logística da região noroeste, que é atualmente a maior produtora de madeira e de gado de Mato Grosso”, destaca a parlamentar.
Dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) apontam Juara (cidade vizinha de Brasnorte) como município detentor do maior rebanho bovino mato-grossense, com 926.735 mil cabeças de gado e 2.669 mil propriedades rurais. De acordo com o IBGE a cidade responde por 4,5% da produção nacional de madeira com 688 923 m³.
A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – FICO, projeto que irá consumir R$ 6,4 bilhões, terá extensão de 1.638 km. O projeto da ferrovia será executado em duas etapas visa contemplar regiões de grande produção de grãos e carne, carentes de logística.
Partindo da Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO) com destino final em Vilhena(RO), ferovia vai cruzar Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Lucas do Rio Verde. Este trecho – de Campinorte e Lucas, terá extensão de 1.040 quilômetros. Até o ano de sua conclusão deste trecho, prevista para 2014, o investimento será na ordem de R$ 4,1 bilhões de reais.
Em Mato Grosso os trilhos da FICO passarão pelos municípios de Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Maringá, Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio e Comodoro.
Comentários