Secitec participa da 1ª Confetec em Brasília
O evento vai reunir de 05 a 08 de novembro, em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, conferencistas de todo o País que vão apresentar as respectivas propostas dos estados com enfoque prioritário para a educação profissional como estratégia para o desenvolvimento e para a construção da cidadania e inclusão social.
A 1ª Confetec estará debatendo temas específicos em plenárias temáticas, além de sessões de moções e participação em mostra nacional de educação profissional e tecnológica. Serão educadores, conselheiros de classe profissional, gestores, professores e administradores da educação que estarão avaliando, formulando e propondo às questões pertinentes a educação profissional e tecnológica e segundo suas demandas nos estados.
Os representantes mato-grossenses vão apresentar os resultados alcançados na 1º Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, realizada nos dias 30 e 31 de maio, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, que discutiu propostas em cinco eixos temáticos, são eles:
1 - O Papel da Educação Profissional e Tecnológica no Desenvolvimento Nacional e nas Políticas de Construção da Cidadania; 2 – O Financiamento da Educação Profissional e Tecnológica; 3 – A Organização Institucional e Papel das Instâncias de Governo e da Sociedade Civil; 4 – Estratégias Operacionais de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica e 5 – A Relação da Educação Profissional e Tecnológica com a Universalização da Educação Básica.
Na oportunidade, os conferencistas de Mato Grosso também destacarão os trabalhos efetuados no 1º Seminário Regional de Educação Profissional e Tecnológica realizado de 16 a 18 de outubro, no Centro Universitário da Unirondon.
Neste evento que fez parte das atividades da 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a educação profissional foi debatida como elemento fundamental para o desenvolvimento da área tecnológica no estado de MT, além de levante de questões sobre a proposta curricular, os meios de financiamento destes cursos de tecnólogos e o exercício da profissão. Em ambos os eventos locais houve o redigir de carta institucional com propostas em torno da educação profissional e tecnológica.
E serão justamente nestes fóruns e plenárias da 1ª Confetec que cada uma das cartas propositivas regionalizadas serão discutidas conforme os respectivos eixos temáticos, identificando os gargalos ainda existentes no setor e sugerindo novos caminhos que possam atender demandas em prol da educação profissional e tecnológica em todo o País.
Comentários