Seduc discute ampliação do Ensino Fundamental com prefeitos e secretários
O objetivo é que os municípios se preparem para a ampliação, com a abertura de turmas para crianças de 6 anos. De acordo com a secretária Ana Carla, a rede estadual não terá nenhuma dificuldade na implantação do Ensino Fundamental de nove anos e na definição de qual modalidade de ensino será utilizada no atendimento as crianças.
“Metade das escolas já atende nesse regime, pois seguem o modelo educacional chamado “Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana”, ou “Escola Ciclada”. As outras unidades escolares que ainda atendem no sistema seriado deverão se adequar para realizar essa oferta a partir do próximo ano”, explica a secretária.
O Ensino Fundamental obrigatório com duração de nove anos gratuitos na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.
A secretária-adjunta Marta Maria Pontin encaminhou os possíveis caminhos para a unificação da linguagem entre os sistemas de ensino da rede estadual e das redes municipais. Propôs um pacto em prol da educação. “Para o município crescer, gerar emprego, renda, melhorar a vida das pessoas, sem dúvida, é preciso que ele ofereça uma educação de qualidade. É preciso que a gente se organize para que até e 2010 todas as crianças de 6 anos estejam na escola”, disse Marta Darsie.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizou uma equipe para que seja feito em cada município um levantamento sobre a situação do currículo das unidades escolares, saber até que série as escolas oferecem, se é seriada ou esta organizada em ciclos.
Comentários