Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Novembro de 2006 às 09:27

    Imprimir


O presidente do Iraque, Jalal Talabani, chegará hoje à França para uma visita oficial cujo eixo será o desejo de contar com a ajuda de Paris para a reconstrução da economia nacional e das instituições políticas.

Talabani deve reunir-se com o presidente francês, Jacques Chirac, e com outras autoridades. Além disso, irá ao Instituto do Mundo Árabe na capital, segundo a diplomacia francesa.

Os ministros iraquianos de Assuntos Exteriores, Educação, Indústria e Ciência e Tecnologia acompanham Talabani nesta visita de dois dias e se reunirão com seus homólogos franceses.

O Ministério de Exteriores francês assinalou que durante a visita as autoridades locais expressarão às iraquianas seu desejo de colaborar com o relançamento econômico do país e com a melhora do funcionamento das estruturas políticas.

Paris já adotou medidas como a redução em 80% da dívida iraquiana, para US$ 5 bilhões, junto ao Clube de Paris e também uma política de ajuda de 500 estudantes em diversas áreas.

O Iraque quer que a França siga nessa linha e amplie a colaboração no âmbito da segurança, apesar de Paris ter sido um dos Governos que se expressou com mais força contra a intervenção militar dirigida pelos Estados Unidos em 2003.

Em entrevista publicada ontem pelo jornal francês "Le Figaro", Talabani assegurou que o restabelecimento da estabilidade no país deve se sustentar em um melhor treinamento e equipamento das Forças de Segurança iraquianas.

O reforço do projeto de reconciliação nacional é o outro eixo para a pacificação do Iraque, cujo presidente deseja que se mantenha a presença militar estrangeira por considerar que uma saída "imediata" teria efeitos "catastróficos" para o país e toda a região do Oriente Médio.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263973/visualizar/