Corrida pela Prefeitura começou; Walter Rabello sai na frente
Apresentador de um programa popular no SBT e vereador em Cuiabá, Walter Rabello aparece com 36,99% da preferência dos eleitores para suceder ao prefeito Wilson Santos, do PSDB. O critério usado pelo instituto foi estimulada, ou seja, aquele em que o eleitor recebe um cartão com os nomes dos eventuais candidatos. Santos, por sua vez, vem em segundo lugar, com 14,45% da preferência dos eleitores cuiabanos.
Outro nome que voltou a despontar para prefeito de Cuiabá na pesquisa estimulada do Ipec foi o de Sérgio Ricardo, do PPS. O deputado deverá assumir a presidência da Assembléia Legislativa. Sérgio Ricardo está em terceiro lugar com 12,14% da preferência dos eleitores. Ele também é apresentador de programa de TV. Em 2004, o parlamentar disputou a Prefeitura de Cuiabá, mas acabou não chegando ao segundo turno.
O desempenho do deputado federal Carlos Abicalil na recente eleição, por sua vez, não traduz – pelo menos nesse levantamento do Ipec – em grande aceitação para disputar a Prefeitura de Cuiabá daqui a dois anos. Abicalil só é o quarto colocado, com 8,5%. O político de maior expressão do PT neste momento está a frente de Roberto França, do PPS, que aparece com 5,32% e de Valtenir Pereira, do PSB, vereador e recém-eleito deputado federal com 4,16%. Rodrigues Palma, do Partido Liberal, fecha a pesquisa com 3.24% da preferência.
O levantamento do Ipec apontou ainda que 1,39% dos eleitores não votariam em nenhum dos nomes apresentador. Não opiniram, 13,76. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 25 de outubro e ouviu 865 pessoas em 19 regiões de Cuiabá abragendo 60 bairros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na modalidade expontânea, Walter Rabelo aparece também em primeiro com 14.45%; Wilson Santos é lembrado à reeleição por 9.25%; Sérgio Ricardo foi citado por 4.62% dos entrevistados. O rendimento de Abicalil, por sua vez, é pior nessa modalidade: com 2,31%, ele fica atrás de Roberto França, que apareceu com 2.54%. Valternir Pereira tem 1.39% e Rodrigues Palma 1.27.
A modalidade expontânea é aquela em que o eleitor cita o candidato que votaria sem a apresentação de um cartão com os nomes. Nessa modalidade surgiu o nome do petista Alexandre César, citado por 1.04%. Outros candidatos lembrados pelos eleitores somaram 2,44%. Não opiniram 60.99%.
Comentários