Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Novembro de 2006 às 08:12

    Imprimir


Israel matou nesta quarta-feira seis palestinos, incluindo cinco militantes, e feriu 45 pessoas em uma série de ataques aéreos e conflitos armados no norte da Faixa de Gaza, disseram fontes de segurança e testemunhas palestinas.

Foi uma das maiores ações desde que Israel lançou uma ofensiva em Gaza em busca da libertação de um soldado capturado por palestinos armados no dia 25 de junho. Outro objetivo da ofensiva é conter os disparos de foguetes de militantes contra o país.

O braço armado do Hamas, movimento islâmico que está no governo, disse que seus homens mataram um soldado de Israel e feriram outros em ataque com foguetes antitanque contra veículos israelenses. O Exército de Israel não comentou o caso de imediato.

Soldados israelenses entraram no norte de Gaza ao amanhecer, com apoio de blindados, e logo surgiram tiroteios, seguidos por ataque aéreos e disparos de tanques, disseram testemunhas.

O Hamas afirmou que a operação vai ter uma "influência negativa" nas negociações mediadas pelo Egito para tentar uma troca de prisioneiros palestinos mantidos em Israel pelo soldado capturado em junho.

Uma delegação do Hamas chegou ao Cairo na terça-feira para negociar com autoridade egípcias. "A libertação do soldado israelense acontecerá somente depois que o inimigo cumprir as condições necessárias", disse Ismail Rudwan, porta-voz do Hamas, em referência às exigências de libertação de mais de 1.000 prisioneiros palestinos. Em Jerusalém, o gabinete de segurança do primeiro-ministro Ehud Olmert reuniu-se para debater a expansão da ofensiva em Gaza. Além da operação no norte de Gaza, dezenas de veículos blindados concentraram-se na fronteira de Israel no sul do território no final da terça-feira, disseram testemunhas. "A intenção é atingir os locais de lançamento de foguetes e infra-estrutura terrorista, mas não usar a ação como meio de reocupar Gaza", explicou o vice-ministro da Defesa Ephraim Sneh à Rádio Israel. Israel retirou seu Exército e colonos judeus de Gaza no ano passado, depois de 38 anos de ocupação, mas a tensão vem crescendo na fronteira desde que o Hamas assumiu o poder, após vencer a eleição de janeiro. O objetivo formal do grupo é a destruição de Israel. Quase 280 palestinos foram mortos em quatro meses de ofensiva de Israel, sendo quase a metade deles civis. Dois soldados israelenses foram mortos antes dos conflitos de quarta-feira.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264007/visualizar/