Próxima etapa do projeto Haiyô começa nesta quarta
O projeto Haiyô visa a formação de 298 professores indígenas de 36 etnias, que lecionam em aldeias no Estado. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca a melhoria do ensino para a educação indígena, respeitando a diversidade cultural, língua, etnia e cultura de cada etnia.
O canto e os rituais de dança marcaram o encerramento da 2ª Etapa Presencial do projeto, realizado no pólo de Juina (737 quilômetros do cuiabá), no dia 25de outubro. Os cursistas índios de 16 etnias apresentaram danças culturais, em algumas delas, eles expressaram as crenças dos povos indígenas.
Foram três semana de aula, onde 104 professores índios realizaram trabalhos nas áreas de Linguagem, Matemática e Ciências Sociais. "Estamos melhorando a cada dia. Analisamos nesta etapa o comprometimento tanto dos professores índios, durante os grupos de estudos, quanto das instituições envolvidas", declarou um dos coordenadores do projeto, Aldecir Arara.
Para o representante do povo Rikbaktsa, Juarez Paime, da aldeia Curva Mim, no município de Brasnorte (a 580 quilômetros de Cuiabá), existem alguns detalhes a serem ajustados, mas as instituições seguem no caminho certo. "Hoje, diante da sociedade em que vivemos, precisamos de formação adequada para atuar dentro da sala de aula com as crianças e ser porta voz conforme a necessidade de cada etnia", explicou.
Durante a solenidade, a técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Zenir da Costa destacou a parceria dos Municípios, das instituições e dos profissionais para realizar esta etapa.
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