"Realidade Virtual e Realidade Aumentada" é tema de palestra no SUCESU-MT 2006
Segundo o palestrante, serão abordados os principais conceitos de realidade virtual, com suas definições, caracterizações, interfaces e interações. Além disso, será apresentado uma visão geral de ambientes, recursos, dispositivos e aplicações de realidade virtual.
Também serão enfocados na palestra os conceitos de realidade misturada, realidade aumentada, virtualidade aumentada e hiper-realidade, mostrando seus aspectos, dispositivos e aplicações de maneira geral. O palestrante explica que por meio da realidade virtual e aumentada está sendo possível o desenvolvimento de aplicações em diversas áreas do conhecimento. “Novas aplicações surgem a cada dia, dependendo da necessidade e da imaginação de cada um. A realidade virtual vem propiciando uma nova maneira de ver coisas conhecidas ou o desenvolvimento de novas aplicações”, disse Robson Siscouto.
Como exemplo, ele cita que no campo das aplicações médicas e em saúde é possível trabalhar com ensino de anatomia, visualização com realidade aumentada, planejamento cirúrgico, simulação cirúrgica, terapia virtual, tratamento de deficientes, fisioterapia virtual e cirurgias pouco invasivas. “A realidade virtual e aplicada pode ser utilizada em várias áreas como industrial, arquitetura, científica, educação, entretenimento, entre outras”, esclarece o palestrante.
A modelagem dos ambientes virtuais, de acordo com Siscoutto, pode ser feita usando linguagens, a exemplo da VRML (Virtual Reality Modeling Language) e sua sucessora, a X3D e outras linguagens (Java3D) e ferramentas de autoria específicas, que permite ao usuário visualisar ambientes, manipular objetos e outros elementos do cenário virtual, além de se movimentar dentro do espaço tridimensional.
Assim, a plataforma computacional, para esse ambiente, deve apresentar as características apropriadas para multimídia e realidade virtual, tais como: capacidade de processamento e transferência de mídia (imagem, som, etc.); capacidade de processamento gráfico 3D; interação em tempo real e suporte a dispositivos não convencionais.
Robson Augusto Siscoutto é doutor em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo – USP. Foi editor e possui capítulos nos livros “Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada” e “Realidade Virtual: Conceitos e Tendências” e possui vários artigos publicados na área.
O Governo do Estado apoia o SUCESU-MT 2006.
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