Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 15:16
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


Diversas palestras de tecnologia da informação fazem parte da programação do 11º Congresso Regional de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (SUCESU-MT 2006), que inicia-se na próxima segunda-feira (06.11), a partir das 8h30, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Uma das palestras confirmadas é sobre “Realidade Virtual e Realidade Aumentada”, às 16h, no auditório Mineirais, com o doutor em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais, Robson Augusto Siscoutto, da Universidade de Cuiabá (UNIC).

Segundo o palestrante, serão abordados os principais conceitos de realidade virtual, com suas definições, caracterizações, interfaces e interações. Além disso, será apresentado uma visão geral de ambientes, recursos, dispositivos e aplicações de realidade virtual.

Também serão enfocados na palestra os conceitos de realidade misturada, realidade aumentada, virtualidade aumentada e hiper-realidade, mostrando seus aspectos, dispositivos e aplicações de maneira geral. O palestrante explica que por meio da realidade virtual e aumentada está sendo possível o desenvolvimento de aplicações em diversas áreas do conhecimento. “Novas aplicações surgem a cada dia, dependendo da necessidade e da imaginação de cada um. A realidade virtual vem propiciando uma nova maneira de ver coisas conhecidas ou o desenvolvimento de novas aplicações”, disse Robson Siscouto.

Como exemplo, ele cita que no campo das aplicações médicas e em saúde é possível trabalhar com ensino de anatomia, visualização com realidade aumentada, planejamento cirúrgico, simulação cirúrgica, terapia virtual, tratamento de deficientes, fisioterapia virtual e cirurgias pouco invasivas. “A realidade virtual e aplicada pode ser utilizada em várias áreas como industrial, arquitetura, científica, educação, entretenimento, entre outras”, esclarece o palestrante.

A modelagem dos ambientes virtuais, de acordo com Siscoutto, pode ser feita usando linguagens, a exemplo da VRML (Virtual Reality Modeling Language) e sua sucessora, a X3D e outras linguagens (Java3D) e ferramentas de autoria específicas, que permite ao usuário visualisar ambientes, manipular objetos e outros elementos do cenário virtual, além de se movimentar dentro do espaço tridimensional.

Assim, a plataforma computacional, para esse ambiente, deve apresentar as características apropriadas para multimídia e realidade virtual, tais como: capacidade de processamento e transferência de mídia (imagem, som, etc.); capacidade de processamento gráfico 3D; interação em tempo real e suporte a dispositivos não convencionais.

Robson Augusto Siscoutto é doutor em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo – USP. Foi editor e possui capítulos nos livros “Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada” e “Realidade Virtual: Conceitos e Tendências” e possui vários artigos publicados na área.

O Governo do Estado apoia o SUCESU-MT 2006.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264144/visualizar/