Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 15:05
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


De 1º a 30 novembro todo o rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso deverá ser vacinado contra a febre aftosa. Exceto no baixo Pantanal o

prazo se estende até 15 de dezembro, em decorrência das chuvas e dificuldades de manejo do gado nesta época do ano. A multa para quem não aplicar a dose de 5 mil no animal será de R$ 58,00 por cabeça.

Foram solicitadas 29 milhões de doses para a terceira e mais importante etapa da campanha de vacinação coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), vinculado à Secretaria de Desenvovimenyto Rural (Seder).

A meta é superar os índices de cobertura vacinal de 2003(98,72% do rebanho); 2004 (98,77%); e 2005 (99,45%). Nesta etapa, não há limites de idade para vacinação dos animais. Dia 16 de janeiro de 2007 Mato Grosso completa 11 anos sem registro da doença. “O nosso trabalho é centrado em todas as propriedades. Vamos trabalhar para atingir todo o rebanho. O objetivo da campanha é alcançar o máximo de eficiência, chegando a 100% de vacinação”, salientou o presidente do Indea, Décio Coutinho.

O pecuarista deverá comunicar ao Indea, até 10 de dezembro, a imunização do seu rebanho. No Pantanal, o prazo vai até o dia 23, excepcionalmente. “Contamos mais uma vez com o apoio dos pecuaristas que sempre foram nossos parceiros e mais uma empreitada. É hora de lançarmos esta grande cruzada pela salvação do nosso rebanho, pois qualquer problema que ocorra trará prejuízos para todos”, alertou o presidente do Indea.

Coutinho atribui o aumento da cobertura vacinal ao trabalho de parceria com órgão como o Fundo Emergencial contra a Febre Aftosa (Fefa), Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato), comitês municipais de erradicação da febre aftosa, Superintendência Federal da Agricultura (SFA-MT) e pecuaristas. Também são parceiros da campanha o Sindicato dos Frigoríficos (Sindifrigo), Sindicato das Empresas de Leilão Rural, Associação dos Revendedores de Produtos Veterinários, secretarias municipais de agricultura e Federação dos Trabalhadores da Agricultura.

O Fefa contratou 189 vacinadores comunitários para atender os assentamentos rurais e áreas indígenas no Estado. Informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 65-800-30-15. As ligações são gratuitas. Ou pelo site (www.indea.mt.gov.br).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264149/visualizar/