Projeto de educação atende 5.646 pessoas
O objetivo do encontro foi integrar e capacitar a equipe, coordenadores, oficineiros, voluntários, enfim todas as pessoas que atuam nas escolas diretamente com a comunidade. Na abertura o secretário municipal de Educação, João Pedro Valente, falou aos participantes sobre a responsabilidade de cada um neste processo e destacou ainda que o Escola da Família já tem e terá um resultado muito maior que o imaginado. "Vamos contribuir com a diminuição da violência, fazer a escola mais agradável, isto significa toda uma mudança de comportamento e vocês serão protagonistas disso", afirmou.
Durante o evento a coordenadora pela Unesco, Larissa Silva Freire Spinelli, apresentou os quatro pilares da Educação, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Ela falou sobre a metodologia, conceitos e princípios do Programa Abrindo Espaços da Unesco, criado em 2000, e desenvolvido em nove estados brasileiros. Em Mato Grosso, Cuiabá é a primeira cidade a implementar o Abrindo Espaços, que levou o nome de Escola da Família.
"Nós buscamos fortalecer, fazer com que haja coerência entre a prática e os valores. Não é simples, não é fácil de ver acontecer. Existe todo um processo de maturação", destacou. Larissa explica que além de falar da metodologia, dos conceitos, houve uma preocupação também em ouvir as experiências das pessoas que estão vivendo o projeto na escola. "As pessoas que vivenciam tem muito a falar, elas definem muitas vezes por meio de conceitos a partir do saber popular, do senso comum", frisou.
Para o coordenador local da Escola Darci Ribeiro, no jardim Industriário, Juciney Reis, evento como este ajuda aperfeiçoar o trabalho. A escola coordenada por ele abriu seus portões nos últimos dois finais de semana, foi aberta no dia 14 de outubro.
Anildo Duarte, coordenador local da escola Orlando Nigro, no Pedregal, é responsável pela unidade mais movimentada até agora. Ele também fez uma avaliação positiva. "É importante trocarmos idéias e seguirmos a direção, a linha do projeto. Nós estamos fazendo na prática e aqui podemos entender a parte teórica", completou Anildo.
A coordenadora pela Prefeitura de Cuiabá, professora Sanny Lisboa, elogiou o engajamento da equipe e lembrou aos participantes que não há remuneração que valha o carinho e a dedicação de cada um com as crianças, jovens, adultos que irão freqüentar o projeto. "Não tem dinheiro que pague a disposição de cada um em abrir mão dos seus finais de semana com a sua família e do seu descanso. O que nos motiva é acreditar que podemos fazer a diferença e contribuir para melhorar a vida das pessoas. É do jovem que está nas drogas, das crianças e dos pais que não tem opção de lazer e de qualificação que estamos falando", frisou Sanny Lisboa.
Entre os oficineiros chamou atenção a força de vontade da artesã Paula Dorilêo, 21 anos, que ministra a oficina de confecção de flores. Paula tem deficiência auditiva e recebe a ajuda da amiga Thaís Rodrigues para se comunicar com os outros, mesmo assim acompanhou atenta a capacitação. "O Projeto Escola da Família, que teve início em setembro, em pouco mais de um mês, já coleciona depoimentos surpreendentes, como da oficineira Paula que supera a deficiência para contribuir com o próximo", afirmou Grayce Maria, uma das supervisoras da Escola da Família.
Escolas abertas
As escolas municipais do Pedregal (Orlando Nigro), do Doutor Fábio (Fábio Firmino Leite) e Jardim Independência (Alzira Valadares), foram as primeiras a abrir as portas para a comunidade, desde o dia 16 de setembro. No dia 14 de outubro mais três escolas aderiram ao projeto, são as escolas Maria Tomich (Ribeirão do Lipa), Darci Ribeiro (Jardim Industriário) e Silva Freire (Jardim Itapajé).
No próximo final de semana, 04 e 05 de novembro, as escolas Marechal Rondon (bairro Alvorada) e Jescelino Reiners (bairro Novo Horizonte) também estarão de portões abertos com um cardápio recheado de oficinas a espera dos jovens, crianças, mães e pais destas comunidades. Nos dois finais de semana em que ocorreram as eleições, 1º e 29 de outubro, as escolas não funcionaram por serem locais de votação.
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