Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 08:43

    Imprimir


A circulação de jornais caiu 2,8% nos Estados Unidos, até o final de setembro, de acordo com dados divulgados na segunda-feira, o que destaca a migração contínua de leitores para a Internet e outros veículos de mídia.

Declínios bem mais acentuados foram registrados por jornais vistos como potenciais alvos de aquisição, a exemplo do Los Angeles Times e do Boston Globe, enquanto o setor tenta se reestruturar e combater fornecedores rivais de notícias, tanto online quanto em outras mídias.

Uma análise da Newspaper Association of America (NAA) sobre dados referentes a 770 jornais, divulgados pelo Audit Bureau of Circulation, constatou que a circulação diária média caiu 2,8%, para cerca de 43,8 milhões de exemplares, nos seis meses encerrados em 30 de setembro, ante o mesmo período em 2005.

No mesmo comparativo, a circulação aos domingos dos 619 jornais incluídos no relatório caiu 3,4%, segundo a NAA. O grupo acrescentou que o número total de leitores de jornais está em ascensão, se computadas as versões publicadas na Web, o número total de leitores dos jornais em papel e outros indicadores.

Nos últimos anos, a NAA vem enfatizando mais o total de leitores do que os números de circulação paga. "Dados que medem a audiência expandida são precisamente aquilo que os anunciantes querem para melhorar sua compreensão da maneira pela qual os consumidores usam as múltiplas plataformas de mídia empregadas pelos jornais", disse John Sturm, presidente da NAA. "Concentração exagerada nos números referentes à circulação de jornais em papel, sem contexto, obscurece essa compreensão." Parte da queda nos números registrados pelo serviço de verificação de circulação representa os esforços das empresas jornalísticas para reduzir o volume de jornais vendidos abaixo do custo para cadeias de hotéis e empresas semelhantes, que no passado eram considerados como parte da circulação paga.

As empresas jornalísticas enfrentam queda na publicidade, já que os leitores preferem passar mais tempo na Internet. As companhias estão se esforçando por reforçar sua presença online, mas a elevação na receita publicitária das edições virtuais não compensou a perda de receita com publicidade impressa.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264247/visualizar/