Pequim confirma conversas com Pyongyang serão retomadas em breve
Em Seul, fontes diplomáticas citadas pela rede de televisão sul-coreana "KBS" afirmaram que a Coréia do Norte indicou que está disposta a retornar à mesa de negociações sobre seu programa nuclear após alcançar um princípio de acordo com os EUA.
As negociações estão estagnadas há um ano devido ao boicote da Coréia do Norte, que no último dia 9 realizou seu primeiro teste nuclear subterrâneo, levando o processo de diálogo à beira do fracasso total.
Segundo o canal de televisão sul-coreano "KBS", fontes diplomáticas em Pequim asseguraram que, após uma reunião na capital chinesa entre os principais representantes de Coréia do Norte, EUA e China nas conversas multilaterais sobre o programa nuclear norte-coreano, Pyongyang aceitou voltar às negociações.
O secretário de Estado adjunto americano, Christopher Hill, enviado da Casa Branca a essas conversações, está em Pequim. Ele se reuniu com seus colegas chinês, Wu Dawei, e norte-coreano, Kim Kye-gwan.
Segundo as informações da "KBS", divulgadas também pela agência sul-coreana "Yonhap", os três representantes no diálogo multilateral chegaram a um acordo para retomar "em breve" essas conversações de seis lados, das quais participam as duas Coréias, Japão, China, EUA e Rússia.
O diálogo se encontra estagnado desde novembro do ano passado, quando a Coréia do Norte decidiu boicotar a negociação em resposta às sanções que os EUA impuseram a várias entidades financeiras relacionadas a Pyongyang e supostamente envolvidas em lavagem de dinheiro e falsificação de dólares.
Comentários