Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 07:33
Por: João Carlos M. Caldeira

    Imprimir


Na última Quinta-feira dia 26, o empresário Mauro Mendes Ferreira, uma das maiores lideranças empresariais de Mato Grosso, foi eleito quase por unanimidade, presidente da poderosa Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, para o triênio 2007/2010.

Algumas considerações inusitadas devem ser levadas em conta nesta eleição, que como nas anteriores, houve somente uma chapa inscrita. Porém, pela primeira vez, houve uma aclamação e aceitação de praticamente 100% do nome do proprietário da Bimetal, Mauro Mendes.

Outra curiosidade é que pela primeira vez o setor metalúrgico, grande símbolo da indústria nacional, assume o poder da instituição, que nos últimos anos, foi gerida por empresários oriundos do setor madeireiro, da construção e da indústria de alimentos (este último, atual secretário de Indústria e Comércio do Estado, Alexandre Furlan, da Sadia).

A Bimetal, principal negócio de Mauro Mendes é filiada ao Sindimec-Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Manutenção Industrial e de Material Elétrico do Estado de Mato Grosso, que abriga também no seu quadro de associados outras grandes empresas, como a Açofer, Prol, Trafotec e a multinacional Rexam, que será inaugurada nos próximos dias no distrito industrial de Cuiabá.

Formado em engenharia elétrica pela UFMT, começou a trabalhar como sócio da empresa Rede Telecomunicações, que apesar do nome, era praticamente uma serralharia de fundo de quintal. Em 1991 fundou a Bimetal, que atualmente, gera mais de 300 empregos diretos e detém aproximadamente 45% do mercado de torres para telefonia celular do Brasil e está entre as maiores do segmento no país.

Exporta para vários países e mais de 90% do seu faturamento vem de atividades realizadas fora do estado de Mato Grosso. Além disso, a Bimetal é sócia de gigantes da distribuição de energia do país, como a Eletronorte.

Empresário com idéias inovadoras, fez de seu negócio uma plataforma para lançamentos de inovações tecnológicas de produção, gestão e qualificação profissional. Foi uma das primeiras (se não a primeira) empresa a instituir em Mato Grosso, a distribuição de lucros aos seus colaboradores. Alguns funcionários da empresa chegaram a receber 17º e 18º salários num mesmo ano, graças à distribuição de lucros e a produtividade individual.

Mauro Mendes é daqueles empresários bem articulados que sempre tem na ponta de língua uma citação de uma grande personalidade, de Gandhi a Blairo Maggi. Está sempre bem informado, sabe das novidades jurídicas e políticas e exerce com total plenitude sua condição de cidadão.

Deve levar a experiência empreendedora e de gestão inovadora da Bimetal para a Fiemt, revendo alguns conceitos de sindicalismo e associativismo existentes na entidade, questionando até mesmo a sua existência e sua atuação.

O Estado de Mato Grosso está num processo de transformação econômica, onde as atividades extrativistas, dos produtos ¨in natura¨ e do agronegócio, dá espaço a manufatura, a transformação e a agregação de valor no processo de produção.

Essa nova realidade exige mudanças conceituais e de postura de uma entidade representativa e relevante como é a Fiemt, e elas virão, podem apostar!

João Carlos M. Caldeira. Empresário, jornalista e professor universitário. E-mail: joaocmc@terra.com.br 28/10/2006





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264273/visualizar/