Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 01:58

    Imprimir


Um relatório divulgado nesta segunda-feira alertou para o risco de o aquecimento global causar o encolhimento em 20% da economia do mundo, caso não haja uma ação imediata e vigorosa para se conter o problema.

O estudo, encomendado pelo governo britânico e conduzido pelo ex-economista-chefe do Banco Mundial Nicholas Stern, diz que, se o planeta mantiver as emissões de carbono no ritmo atual, a temperatura da Terra poderia subir até cinco graus dentro dos próximos cem anos, com graves conseqüências.

Stern disse que, se forem tomadas medidas imediatas para se combater o problema, o custo dessas medidas seriam equivalente a se pagar somente “1% a mais por tudo”, o que, segundo ele, seria viável.

O desastre não irá acontecer em um futuro fictício, dentro de muitos e muitos anos, mas a tempo de atingir a esta geração.

Nicholas Stern Para ele, o aquecimento global atingirá todos os países, mas os países pobres serão os que mais sofrerão.

Refugiados Se não houver uma resposta rápida para o problema, Stern acredita que o mundo pode ter cerca de mais 200 milhões de pessoas se transformando em refugiadas, em virtude se secas, enchentes e outros desastres ecológicos.

“Nós sabemos o suficiente para entender o tamanho dos riscos, a hora de se tomar uma atitude e como agir de maneira mais eficiente”, disse Stern.

“Por isso que eu estou otimista por ter feito este relatório – nós temos tempo e recursos para tomar as medidas necessárias, mas só se agirmos internacionalmente, com urgência e vigor.”

Entre as conseqüências que poderiam atingir a Terra ainda neste século, o relatório menciona a elevação do nível dos oceanos, desalojando cerca de 100 milhões de pessoas, secas que deixariam uma pessoa em seis com escassez de água e a extinção de até 40% das espécies animais.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264311/visualizar/