Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 01:00

    Imprimir


O ex-presidente do Chile Augusto Pinochet foi obrigado a cumprir prisão domiciliar por crimes cometidos em um centro de detenção nos anos 70.

Na última sexta-feira, o juiz Alejandro Solis indiciou o general de 90 anos por seqüestro, homicídio e tortura. O general foi notificado da decisão nesta segunda-feira.

O centro de detenção Villa Grimaldi era utilizado pela polícia secreta e milhares de pessoas foram torturadas no local entre 1974 e 1977.

Mais de 3 mil pessoas foram mortas ou desapareceram durante o período em que o general Pinochet permaneceu no poder entre 1973 e 1990.

Imunidade

Solis questionou o general por ligação com o caso Villa Grimaldi e declarou Pinochet "lúcido e consciente das conseqüências de suas palavras".

Ele está sendo processado por 36 seqüestros (ou desaparecimentos) um assassinato e 23 casos de tortura cometidos no centro de detenção utilizado pela polícia secreta.

Pinochet tem imunidade legal por ser ex-presidente, mas os tribunais podem retirar este privilégio em alguns casos. Isto ocorreu, por exemplo, com vários casos de abuso de direitos humanos e irregularidades financeiras.

O ex-líder já cumpriu prisão domiciliar durante sete semanas no ano passado, por causa do desaparecimento de três dissidentes durante seu mandato.

Ele ainda precisa ser julgado por todos os casos, entre os quais alguns já foram retirados por causa de seu precário estado de saúde.

Os advogados de Pinochet argumentaram que ele está muito doente para enfrentar um julgamento.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264340/visualizar/