Projeto Haiyô finaliza 2ª etapa com rituais indígenas
Foram exaltados o espírito d’água, a menina moça, Deus, os animais da floresta e os rituais de cada etnia. A 2ª etapa se encerra com pontos positivos, principalmente, em se tratando de conteúdo e estrutura, com 100% de aproveitamento em todas as atividades e pesquisas científicas.
Foram três semana de aula, onde 104 professores índios realizaram trabalhos nas áreas de Linguagem, Matemática e Ciências Sociais. “Estamos melhorando a cada dia. Analisamos nesta etapa o comprometimento tanto dos professores índios, durante os grupos de estudos, quanto das instituições envolvidas”, declarou um dos coordenadores do projeto, Aldecir Arara.
Para o representante do povo Rikbaktsa, Juarez Paime, da aldeia Curva Mim, no município de Brasnorte (a 580 km de Cuiabá), existem alguns detalhes a serem ajustados, mas as Instituições seguem no caminho certo. “Hoje, diante da sociedade em que vivemos, precisamos de formação adequada para atuar dentro da sala de aula com as crianças e ser porta voz conforme a necessidade de cada etnia”, explicou.
Durante a solenidade, a técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Zenir da Costa destacou a parceria dos Municípios, das Instituições e dos profissionais para realizar esta etapa. “Esse projeto é grandioso e que desperta a curiosidade, não só de Mato Grosso, como do Brasil e da América-Latina. E é graças às parcerias e muito trabalho que ele obteve o sucesso esperado”, observou.
A Formação de Professores Indígenas para o Magistério Intercultural ocorre em mais oito etapas. Depois do pólo de Juina, as próximas serão realizadas nos municípios de Canarana e Campinapólis, no período de 06 a 29 de novembro. E no Alto, Médio e Baixo Xingu, de 01 a 24 do mesmo mês.
O projeto Haiyô visa a formação de 298 professores indígenas de 36 etnias, que lecionam em aldeias no Estado. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca a melhoria do ensino para a educação indígena, respeitando a diversidade cultural, língua, etnia e cultura de cada etnia
Comentários