Hamza apresenta recurso contra condenação por incitar assassinato
Hamza decidiu recorrer ao Tribunal de Apelação por considerar que não recebeu um julgamento justo devido à campanha lançada contra ele pelos meios de comunicação britânicos.
Em fevereiro, o clérigo, de 48 anos, foi condenado a sete anos de prisão no tribunal penal londrino de Old Bailey por incitar ao assassinato de não-muçulmanos e judeus em seus sermões, e por acusações de terrorismo.
Seus representantes legais consideram que Hamza não recebeu um julgamento justo devido à cobertura de seu caso nos meios de comunicação britânicos antes e durante o processo legal que levou a sua condenação.
Durante os dois dias que a apelação durará, espera-se que seus advogados argumentem também que a decisão de processá-lo por sermões pronunciados há mais de seis anos teve um motivo político, já que as autoridades conheciam suas atividades, mas não tomaram medidas contra ele, segundo fontes judiciais.
A Justiça autorizou em julho a apresentação do recurso de Hamza por considerar que os argumentos deveriam ser estudados.
O clérigo, detido na prisão de Belmarsh (sudeste de Londres), também é protagonista de um processo legal sobre sua extradição aos Estados Unidos, onde enfrenta 11 acusações de terrorismo.
Uma vez que se resolva o recurso iniciado hoje, o processo de extradição aos EUA será retomado.
Comentários