Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 08:57

    Imprimir


A expectativa média de inflação para o ano subiu de 2,97% para 2,98%, de acordo com o boletim Focus divulgado hoje (30) pelo Banco Central, comparado à pesquisa da semana anterior.

Para os analistas de mercado consultados na última sexta-feira (27) pelo BC para sentir as tendências dos principais indicadores econômicos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as metas oficiais, também será menor que a meta de 4,5% no ano que vem, com perspectiva de marcar 4,16%.

A mudança na expectativa de IPCA para este ano reflete a evolução de 0,28% para 0,29% na inflação deste mês, cujo número final será fechado na semana que vem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para novembro, ao contrário, a projeção de inflação inverte de 0,35% na semana passada para 0,34%. A perspectiva de IPCA para os próximos 12 meses aumentou de 4,03% para 4,05%.

Ainda no varejo, a expectativa quanto ao comportamento de preços na capital paulista é estável. O Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) aponta mesma projeção de 1,73% da semana anterior. Já os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros) indicam queda de 4,10% para 4,06% no ano.

Segundo a pesquisa, os dois índices pesquisados para preços no atacado são divergentes. Enquanto o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou a projeção de 3,12% para 3,14%, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) manteve-se estável em 3,23%.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264500/visualizar/