Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 03:45
Por: Eugênia Lopes

    Imprimir


De nada adiantou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à candidata do PFL ao governo do Maranhão, Roseana Sarney. Depois de 40 anos no comando do Estado, a família Sarney foi derrotada ontem pelo pedetista Jackson Lago, que conquistou 51,9% dos votos válidos dos quase quatro milhões de eleitores do Maranhão. A oligarquia Sarney é a segunda a perder poder nestas eleições de 2006: no primeiro turno, o petista Jacques Wagner ganhou o governo da Bahia, apeando o clã de Antonio Carlos Magalhães do controle do Estado.

"A minha vitória representa a queda do último bastião do coronelismo no Brasil, representado pela família Sarney", disse Lago. "Os segmentos sociais que lutaram contra as oligarquias e o coronelismo no Maranhão e na Bahia são os mesmos: sindicatos, intelectuais, trabalhadores e estudantes. O quadro é o mesmo na Bahia e no Maranhão", completou.

Com a derrota no Maranhão, o ex-presidente da República e senador eleito pelo Amapá, José Sarney (PMDB), sai enfraquecido das urnas, mas ainda mantém um grande poder de fogo junto ao Palácio do Planalto. Afinal, Sarney controla hoje quatro votos de senadores, além de seu próprio voto - três dos senadores pelo Maranhão (Roseana Sarney, Edison Lobão e o eleito Epitácio Cafeteira) e Gilvam Borges (PMDB-AP). "O Sarney sai desta eleições mais fraco. A turma do Sarney vai ter menos poder para pressionar o Lula no segundo mandato. Quanto mais força o Sarney tiver, mais chantagem o Lula vai sofrer no segundo mandato", afirmou o presidente do PT do Maranhão, deputado federal eleito Domingos Dutra.

No segundo turno da campanha eleitoral, o presidente Lula contrariou o PT maranhense e apoiou explicitamente a candidatura de Roseana. Foi uma deferência ao senador Sarney. De olho na governabilidade em seu segundo mandato, Lula pediu votos para Roseana na expectativa de que Sarney lhe dê o apoio e votos para aprovação de projetos de interesse do governo federal no Senado. Apesar do apoio de Lula, Roseana não conseguiu se eleger - teve 48,15% dos votos válidos.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264558/visualizar/