Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 29 de Outubro de 2006 às 14:35

    Imprimir


O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Sayed Mohammad Ali Hossein, disse hoje que a implementação de um segundo grupo de centrífugas para o enriquecimento de urânio obedece às determinações do Tratado de Não-Proliferação (TNP) de armas nucleares.

Sua implementação "é parte das atividades de pesquisa do Irã e está dentro do marco do TNP", afirmou Hossein em sua habitual entrevista coletiva do domingo.

A agência de notícias iraniana "Isna" informou nesta sexta-feira que o Irã havia iniciado na semana passada um segundo grupo de centrifugas para o enriquecimento de urânio.

No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, qualificou de "inaceitável" a possibilidade de o Irã duplicar sua capacidade de enriquecer urânio e disse que deveriam ser feitos esforços para convencer o Governo iraniano de que isso levará o país ao "isolamento".

Segundo o porta-voz da diplomacia iraniana, a implementação das novas centrífugas foi realizada "sob a supervisão dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)".

Hossein pediu aos países da UE que evitem o fracasso das negociações e os esforços para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano e reiterou que o diálogo é o melhor caminho para chegar a um final satisfatória para ambas as partes.

No entanto, disse que seu país não vê nenhuma lógica na suspensão do enriquecimento de urânio e que a tecnologia nuclear é um direito do Irã.

O Grupo dos Seis, integrado pelos países que formam o Conselho de Segurança da ONU e Alemanha, exigem do Irã a suspensão de suas atividades nucleares como condição prévia para retomar as conversas sobre seu programa nuclear.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264665/visualizar/