Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 29 de Outubro de 2006 às 14:25

    Imprimir


O primeiro-ministro da Polônia, Lech Kaczynski, espera que sua visita de trabalho da próxima segunda-feira a Berlim, onde se reunirá com a chanceler Angela Merkel, sirva para acabar com os "mal-entendidos" entre os Governos de ambos os países.

Em declarações que serão publicadas na segunda-feira pelo jornal "Bild", Kaczynski nega que as relações entre a Alemanha e a Polônia tenham piorado desde que assumiu a direção do Governo de Varsóvia há pouco mais de três meses.

"O que alguns qualificam de irritações, eu chamo de mal-entendidos", disse o primeiro-ministro polonês, admitindo no entanto que nos últimos anos houve "certas diferenças de opinião e conflitos de interesses".

"Os mal-entendidos devem e podem ser superados conjuntamente em nível político", acrescentou.

"O que não faz sentido é calar aquilo que nos preocupa", afirmou Kaczynski, se referindo ao gasoduto que a Rússia e a Alemanha construirão através do mar Báltico e que não passa pelo território polonês.

As turbulências entre Berlim e Varsóvia começaram com essa decisão, disse o primeiro-ministro polonês, ressaltando que a política energética não deve ser utilizada como arma política e que a "Polônia não deve se ver em uma situação na qual os países vizinhos a pressionem com a chave da energia".

Kaczynski também expressou sua preocupação diante das atividades de uma associação de alemães expulsos após a Segunda Guerra Mundial, e que agora reivindicam a devolução de terras e imóveis no que hoje é território da Polônia.

Berlim "deve acabar com essas atividades", exige Kaczynski, afirmando que essas reivindicações "afetam 34% do território da Polônia", especificamente os antigos estados da Prússia Oriental Pomerânia e Silésia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264667/visualizar/