Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 28 de Outubro de 2006 às 15:24

    Imprimir


A ONU pediu hoje aos congoleses que votem com confiança nas eleições de amanhã, consideradas históricas, e assegurou que tudo está pronto para garantir a transparência do processo.

O chamamento foi feito pelo representante do secretário-geral da ONU na República Democrática do Congo (RDC), William Swing, em declarações a uma emissora de rádio.

Disputarão amanhã o segundo turno das eleições presidenciais da RDC (ex-Zaire) os candidatos Joseph Kabila, de 35 anos, e Jean-Pierre Bemba, de 44 e que é o atual vice-presidente.

"É preciso reverter a cruel ironia na história do Congo, um dos países mais ricos da África que se transformou num dos mais pobres do mundo por causa das más políticas", acrescentou Swing.

As eleições são fundamentais na transição política deste país iniciada após o fim da guerra civil, no fim de 2002. Esta é a primeira vez em mais de 40 que os congoleses participam de eleições livres e plurais.

Swing, americano que é secretário-geral da ONU na RDC desde 1º de julho de 2003, frisou que existe um esquema montado para assegurar a tranqüilidade da votação e o respeito ao voto.

Segundo ele, mais de 51.000 policiais congoleses foram treinados pela ONU e por "outros parceiros internacionais". O diplomata também citou os 17.000 capacetes azuis, a maior missão da ONU no mundo todo, e cerca de 2.000 efetivos enviados pela União Européia (UE) para fazer a segurança nas eleições.

Além disso, a votação será acompanhada por 1.100 observadores internacionais, entre 10.000 e 20.000 congoleses e por mais de 350.000 fiscais eleitorais de diferentes partidos políticos.

"Isto deve dar confiança ao povo para que possa ir amanhã às urnas votar sem medo", frisou Swing.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264874/visualizar/