Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 19:51

    Imprimir


Uma exposição com cerca de 100 obras de arte roubados de colecionadores e museus italianos será inaugurada neste sábado, em Roma, depois de uma grande operação internacional da polícia para devolvê-las à Itália.

A mostra, intitulada "Arte roubada, o retorno", ocupará o Palazzo Incontro, um palácio localizado no centro da cidade histórica, que passou por vários anos de restauração.

"A exposição gratuita apresentará algumas obras de arte muito valiosas, muitas das quais pertencem a coleções privadas. Até 2 de dezembro, o público em geral terá a oportunidade única de admirar estes trabalhos antes de serem devolvidos a seus donos", explicaram os organizadores na inauguração da mostra, nesta sexta-feira.

A principal atração será "Menina jovem com meias vermelhas", do pintor italiano Amedeo Modigliani, um retrato de uma jovem dançarina de cabelos castanhos, sentada placidamente em uma cadeira e trajando vestido preto, meias vermelhas e sapatilhas de balé amarelas.

A tela roubada foi devolvida pela polícia em 2004 ao seu dono, um colecionador privado.

Muitas obras de arte dos séculos XVI e XVII estão em exibição para o público, incluindo "A Imaculada Conceição", do italiano Giandomenico Tiepolo, e duas telas de Giovan Francesco Barbieri, mais conhecido por seu apelido, "il Guerchino" ou "o estrábico".

Espera-se que "A face de Marfim" atraia mais atenção por sua origem misteriosa. A máscara, feita usando a técnica criselefantina, que combina marfim e ouro, tem traços notavelmente bem preservados, mas deixou os especialistas perplexos por sua antiguidade e procedência. Descoberta em 1994 por escavadores amadores perto de Roma, a máscara passou anos no mercado de arte clandestino antes de ser recuperada pelos "carabinieri".

Outros artefatos incluem cerâmicas etruscas e antigas estátuas de mármore.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/265062/visualizar/