Senai-MT investe R$ 1 milhão em unidades móveis
“Estas unidades fazem parte do Programa de Ações Móveis do Senai. Agora temos seis unidades para atender o Estado. Mais de 2.300 trabalhadores deverão ser beneficiados até o final de 2007”, afirma o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo. A ação faz parte de um projeto macro da instituição, o ‘Qualiservice Senai ’, que visa atender, com qualidade e eficiência, às necessidades dos segmentos econômicos industriais.
As novas unidades irão oferecer cursos no setor do vestuário e de informática. A Escola Móvel de Costura Industrial foi montada em uma carreta com todos os equipamentos necessários para a realização dos cursos. Ao todo, são 18 máquinas de costura industrial, além de computador, impressora, DVD, vídeo cassete, ferro de passar industrial, mesa de passar ferro, aspirador de pó, tela de projeção de vídeos, máquina botoneira industrial e mesa de corte. A unidade, que possui um elevador de acesso para os Portadores de Necessidades Especiais (cadeirantes), oferecerá os primeiros cursos na cidade de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), a partir do dia 6 de novembro.
“É uma grande conquista para o nosso segmento. Agradecemos o apoio do Senai e dos nossos parceiros na concretização deste sonho. Para mostrar ao Brasil que Mato Grosso também faz moda é necessário termos mão-de-obra qualificada no mercado”, ressalta a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado (Sinvest), Cláudia Fagotti.
Já a unidade móvel de informática foi montada em um ônibus e totalmente adaptada para receber os equipamentos. São 24 computadores, projetor multimídia, som ambiente, impressora, cadeiras, mesas, armário, frigobar, bebedouro, lousa e ar condicionado. Os cursos oferecidos serão de Windows e Linux. Mais 1.800 pessoas deverão ser capacitadas em todo o Estado pela unidade até o final de 2007.
“No ano passado, adquirimos uma escola móvel de informática, mas em função das exigências do mercado de trabalho na área de informática, vimos a necessidade da aquisição de mais uma unidade móvel para a qualificação”, explica Nereu Pasini, presidente da Fiemt, instituição mantenedora do Senai-MT. Os projetos foram desenvolvidos pelo Senai-MT em parceira com a Sicme, o Sinvest e o Fundo de Apoio à Cultura do Algodão (Facual). “Estamos visualizando o mesmo futuro, que é a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em Mato Grosso. E para conseguirmos isto, é necessário criarmos condições de emprego e renda para os cidadãos”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.
Também estiveram presentes no evento, o presidente do Conselho Gestor do Facual, Álvaro Sales, o secretário adjunto de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Macário Perez, o prefeito de Colíder, Celso Banazeski, o secretário adjunto de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, José Epaminondas Mattos Conceição, e o presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldarti.
Comentários