Venda de colheitadeiras cresce 58% no primeiro bimestre
As concessionárias de máquinas agrícolas venderam 1.736 colheitadeiras no primeiro bimestre de 2013 – aumento de 58% superior ao de igual mês do ano passado – revelando que o setor está muito aquecido.
Os dados são da Associação Nacional dos Veículos Automotores (Anfavea), divulgados nesta terça-feira.
A venda de tratores também começa o ano em bom ritmo, com comercialização de 8.668 unidades, crescimento de 24% em relação ao primeiro bimestre de 2012.
As vendas durante todo o ano passado também foram boas para as fabricantes e a manutenção do crescimento revela que os produtores rurais estão modernizando seus equipamentos, sustentados nos bons preços das commodities agrícolas – que foram recordes na última safra.
Com melhor remuneração, os agricultores aumentaram a área plantada, principalmente em Mato Grosso, e isso demandou mais equipamentos agrícolas.
Outro fator de garantia das vendas foi o volume de crédito para máquinas e as taxas de juros atraentes. O Programa de Sustentação de Investimentos (PSI) do governo federal somou R$ 5,8 bilhões em financiamento para os produtores rurais de julho de 2012 a janeiro de 2013.
O PSI tem taxa de 2,5% ao ano e o volume de crédito dado aos produtores rurais por meio desse programa superou em 50% o de igual período anterior.
Comentários