Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 26 de Outubro de 2006 às 16:44

    Imprimir


A maioria dos países isentos de visto para entrar nos Estados Unidos cumpriu o requisito de emitir passaportes eletrônicos, anunciou hoje o Departamento de Segurança Interna americano, no dia em que termina o prazo para a implantação deste sistema.

Vinte e quatro dos 27 países que os EUA eximem do requisito de vistos em certas categorias cumpriram a condição de que os novos passaportes contenham um chip com a informação biográfica do titular e um identificador biométrico.

Os EUA tinham dado um prazo até hoje a esses países para que implementassem o novo modelo de passaporte.

"O departamento está comprometido em anular a capacidade dos terroristas e criminosos de usar documentos falsos para movimentar-se livremente através de nossas fronteiras", disse o secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff.

"A introdução do passaporte eletrônico é um avanço significativo para prevenir que os terroristas usem passaportes perdidos ou roubados para entrar nos EUA", acrescentou.

Em julho de 2005, o Governo anunciou que os passaportes expedidos pelos países isentos de visto depois de 26 de outubro de 2006 deveriam ser eletrônicos para que fossem aceitos nos EUA.

Apenas Andorra, Brunei e Liechtenstein ainda não implantaram o passaporte eletrônico, por isso os cidadãos destes países necessitarão de visto para entrar nos EUA se seu passaporte for posterior ao dia de hoje.

No ano passado, alguns dos países isentos de visto pediram uma prorrogação no prazo para implantar os passaportes eletrônicos, que expirava em outubro de 2005.

Os países que não necessitam de visto para entrar nos EUA, além dos três já mencionados, são: Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, San Marino, Cingapura, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Cerca de 15 milhões de pessoas desses 27 países visitam os EUA anualmente por razões de negócio, turismo ou familiares.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/265478/visualizar/