Cuide do meu filho, diz pai africano para Madonna
"Minha mensagem para Madonna é que ela não deve desanimar, e ser forte. Conforme concordamos, esperamos que depois de três ou quatro anos a criança volte para que possamos vê-lo", disse à Reuters Television no final da quarta-feira.
"Você (Madonna) não deve se abalar ou se incomodar com isso, porque não há más intenções."
A declaração de Banda foi uma resposta às palavras de Madonna no programa de entrevista de Oprah Winfrey transmitido na quarta-feira nos Estados Unidos, em que ela manifestou preocupação com a polêmica ao redor de seu plano de adotar o filho de Banda.
Banda disse na quarta-feira que sabia que o garoto seria levado para ser criado e educado pela cantora, mas disse que não entendeu totalmente o acordo legal que assinou e que ainda se considera o pai.
"Quando demos a criança para Madonna, fizemos o que o orfanato teria feito...criar e educar a criança. Nunca quisemos a volta da criança. O que estamos dizendo é que a criança não deve voltar", disse. Ele disse também que não apoia as iniciativas de grupos de direitos do Malauí que foram à Justiça para tentar bloquear o que afirmam ser uma adoção ilegal, que poderia decorrer em tráfico de crianças.
A Alta Corte do Malauí vai se reunir na sexta-feira para decidir se vai aceitar o caso. "Sou o pai da criança neste caso. Se eles querem corrigir alguma coisa, devem falar comigo, ou com a minha família", disse Banda. "Não são eles que devem lutar por mim e pelos chamados direitos do meu filho."
A cantora americana disse a Oprah que ela e o marido, o diretor de filmes britânico Guy Ritchie, se encontraram com o pai do garoto na corte e obtiveram seu consentimento. A criança está agora na casa de Madonna em Londres com os outros filhos da cantora - Lourdes, 9, e Rocco, 6. A aprovação final para adoção pode sair em 18 meses.
Madonna disse a Oprah que prometeu ao pai levar o menino de volta para visitar. Ele disse que o garoto poderá um dia voltar para sua terra natal para ajudar o povo de lá, depois de receber uma educação melhor e uma vida melhor.
David passou a maior parte da vida em um orfanato com outras 500 crianças, apesar de o pai estar vivo. Madonna disse que recebeu informação de que a mãe do menino e três irmãos morreram de aids. "Da minha perspectiva, ninguém estava cuidando do bem-estar de David."
Comentários