Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 26 de Outubro de 2006 às 07:25

    Imprimir


Colômbia e Coréia do Norte são os principais produtores de dólares falsos, segundo um relatório oficial que estimou, no entanto, que apenas uma em cada 10.000 notas americanas em uso no mundo é falsa.

O relatório conjunto do Departamento do Tesouro, do FED (banco central) e do serviço secreto americano sobre falsificação de dólares no exterior informa que a atividade ilegal é baixa apesar do amplo uso da divisa.

De todos os modos, o informe adverte que falsificar a moeda americana está se tornando cada vez mais fácil, já que o equipamento, como as impressoras coloridas a laser, é cada vez mais barato.

A Colômbia foi a principal fonte de dinheiro falso circulante nos Estados Unidos em 2005, aportando cerca de oito milhões de dólares (15% dos 56,2 milhões falsos em uso no ano passado).

A Colômbia também é o principal fornecedor de drogas para os Estados Unidos. Ambas as atividades utilizam a mesma infra-estrutura, segundo o informe.

A Coréia do Norte, por sua vez, foi vinculada à produção de bilhetes falsos de alta qualidade, impressos em papel especialmente manufaturado com métodos similares aos utilizados para imprimir as notas verdadeiras.

Segundo o documento, essa atividade conta com "o total consentimento e controle do governo norte-coreano".





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/265650/visualizar/