Soldados alemães teriam profanado um morto no Afeganistão
"Está claro que tal comportamento de parte de soldados alemães não pode ser tolerado em nenhum caso", declarou o ministro democrata cristão (CDU), acrescentando que as imagens são "detestáveis e absolutamente incompreensíveis".
Segundo um membro das forças armadas alemães citado pelo Bild, as fotos foram tiradas na primavera (do hemisfério norte) de 2003 na região de Cabul por uma patrulha de soldados alemães membros da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), comandada pela Otan no Afeganistão.
O Bild publicou na primeira página uma foto, de um total de cinco, mostrando um soldado alemão em roupa de combate posando com um pedaço de crânio humano na mão direita.
Se as acusações se confirmarem, advertiu o ministro alemão, "serão adotadas medidas disciplinares apropriadas e também serão adotadas medidas penais com maior dureza." Pelo menos 2.750 soldados das forças armadas alemães, a Bundeswehr, se encontram em Cabul e em várias cidades do norte do Afeganistão (Mazar-i-Sharif, Kunduz e Faisabad), região onde a Alemanha exerce o comando da Isaf.
Comentários