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Tecnologia
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 16:40

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O Google está pronto para permitir que operadores de sites e blogueiros criem sistemas personalizados de buscas em suas páginas na Web, uma decisão que pode tornar as buscas mais relevantes para os usuários e permitir que a empresa cobre mais pela publicidade, anunciou o Google na noite da segunda-feira.

O líder entre os serviços de busca na Internet disse que o novo Google Custom Search Engine depende do mesmo banco de dados básico de sites para permitir que empresas ou usuários individuais estabeleçam sistemas personalizados de buscas —sobre tópicos que variam das alterações no clima mundial a fofocas sobre celebridades.

"Trata-se realmente de uma maneira de permitir que o usuário crie uma versão própria das buscas Google", disse Marissa Mayer, vice-presidente de buscas do Google, em conferência telefônica com a imprensa.

O anúncio, que os executivos da empresa disseram ser um dos mais importantes deste trimestre, surgiu depois que as ações do líder entre os serviços de busca na Web bateram novo recorde, a 470,78 dólares, na segunda-feira, em resposta ao anúncio na semana passada de resultados financeiros firmes no terceiro trimestre.

O Google Custom Search Engine é o maior esforço da empresa até o momento para explorar "a sabedoria das massas", setor que o concorrente Yahoo e empresas iniciantes como a Rollyo.com e Eurekster.com estão focando há anos.

"Trata-se basicamente de aplicar o julgamento humano ao processo, aceitando que é possível conduzir melhor as buscas se as pessoas puderem decidir", disse Charlene Li, analista da Forrester Research.

O Google está avançando para além do sistema conduzido por fórmulas e unidirecional que desenvolveu para indexar a Web, e adotando uma abordagem relativista quanto à localização de sites. A decisão aponta também para uma fragmentação daquilo que diferentes grupos de pessoas virão a observar na Web.

Detalhes quanto ao projeto estão disponíveis em http://www.google.com/coop/cse/, e o plano é que esteja disponível em sites internacionais dentro de poucas semanas.





Fonte: Reuters

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