Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 04 de Março de 2013 às 16:57

    Imprimir


Moradora de Limeira diz que tornado destelhou rancho (Foto: Gabriella Maaz/Acervo pessoal)
Moradora de Limeira diz que tornado destelhou rancho neste domingo (Foto: Gabriella Maaz/Acervo pessoal)



fenômeno meteorológico que assustou moradores de Limeira (SP) na tarde deste domingo (3) destruiu parcialmente o rancho de uma chácara do bairro dos Pires, na zona rural. Uma viga de madeira de 4 metros de comprimento foi quebrada ao meio pela força da ventania, que carregou também as telhas da cobertura. Com o registro do dano, ainda que apenas material, o evento climático passa a ser considerado um tornado, já que tocou o solo, segundo o especialista Daniel Henrique Candido, doutor em geografia com ênfase em climatologia.

O aposentado Rubens Maaz, de 71 anos, viu o fenômeno de perto. Ele estava no lado de fora da casa quando o vento começou a ficar mais intenso. "Foi tudo muito rápido e assustador. Vi muito temporal na minha vida, mas nada comparado a isso. Fiquei com medo até de ser sugado pelo redemoinho de vento", relatou o aposentado. Veja galeria de fotos dos internautas.

Tornado em Limeira (Foto: Gabriella Maaz/Acervo pessoal)Rubens confere o estrago causadi pelo tornado
no rancho (Foto: Gabriella Maaz/Acervo pessoal)

A casa da família fica a 15 metros do rancho e não sofreu nenhum dano. Propriedades vizinhas também não foram afetadas pelo tornado. "Foi localizado. Aquele cone de vento ficou em cima do rancho e destruiu só metade da cobertura. O que mais chamou atenção foi ver a viga voando como se parecesse papel", disse Maaz. Caso você também tenha presenciado o fenômeno, envie o seu relato para o VC no G1.

No momento do tornado, registrado às 17h, havia mais três pessoas na chácara. Elas estavam dentro da casa principal e correram para a janela para conferir o que acontecia do lado de fora. Maaz contou que não soube direito o que fazer. "Eu não sabia se corria para dentro ou se ficava parado. Resolvi "arriscar" e fiquei olhando, mas de uma distância segura", afirmou.

Análise das imagens
Candido analisou as imagens do fenômeno a pedido do G1 no início desta manhã. Ele estimou que a velocidade do vento pode ter atingido 150 quilômetros por hora. Segundo o especialista, ocorrências deste tipo são classificadas como tornado quando tocam o chão, justamente o que aconteceu no caso de Limeira, segundo relato do idoso.

O fenômeno meteorológico rápido e potencialmente perigoso é capaz de destruir uma cidade quando ventos em formato de funil, com velocidade que pode ultrapassar 260 quilômetros por hora, tocam o solo. A pesquisa, feita por Candido, do Instituto de Geociências, registrou entre 1990 e 2011 pelo menos 205 desses fenômenos em território nacional.

Região na rota dos tornados

Estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que o estado de São Paulo lidera o ranking de registros de tornados no país e inclui a região de Campinas (SP) na rota de risco para este tipo de ocorrência. O Brasil ocupa o segundo lugar em uma lista de países com maior incidência no mundo, de acordo com a pesquisa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26647/visualizar/