Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 22 de Outubro de 2006 às 15:33

    Imprimir


Arqueólogos egípcios descobriram as primeiras três tumbas de dentistas que datam da época faraônica em uma localidade cerca de 25 quilômetros ao sudoeste do Cairo.

A descoberta foi anunciado pelo Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), em comunicado no qual informa que as três sepulturas foram achadas em escavações feitas no local monumental de Sakkara, e que datariam do Império Antigo (2575-2150 a.C.).

"Essas tumbas pertencem a um rei que governou no final da IV e princípio da V dinastias faraônicas, e foram construídas com blocos de tijolo e pedra caliça", indicou, por sua parte, o secretário-geral do CSA, o egiptólogo Zahi Hawass.

Uma dessas sepulturas, pertencente ao chefe dos dentistas do faraó, E e Mery, tem uma entrada que conduz a um salão retangular similar a um corredor, e que contém duas pequenas antecâmaras com cenas da vida cotidiana esculpidas em suas paredes, ressaltou a autoridade egípcia.

Hawass destacou que no solo de uma das antecâmaras há um duto que leva ao poço das oferendas, que, por sua vez, tem duas aberturas, uma leva a uma porta fictícia, enquanto a outra conduz à câmara funerária.

Entre as cenas esculpidas dentro do túmulo destaca-se a da porta fictícia, que representa um crocodilo e uma serpente devorando as pernas de uma pessoa, o que no Império Antigo se fazia para afugentar os saqueadores de tumbas.

Além disso, o segundo panteão, que pertenceu a um dentista chamado Ka m Su, é de forma retangular e em seu interior se encontraram os vestígios de uma estátua do morto com seu filho.

No interior também se encontrou um corredor com várias portas fictícias esculpidas em suas paredes, além de um poço escavado na rocha, no qual foram descobertas ossadas humanas, acrescentou Hawass.

O terceiro túmulo, que pertenceu a um dentista chamado Resem, tem um altar de oferendas e uma porta fictícia com as imagens esculpidas do morto com sua filha.

Sakkara é o nome da grande necrópole da cidade de Menfis, antiga capital do Egito, e que é famosa pela pirâmide escalonada de Zoser, a primeira conhecida da época faraônica.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266609/visualizar/