Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Outubro de 2006 às 17:37

    Imprimir


A companhia petrolífera CNPC descobriu a segunda maior jazida de gás da China , com 150 bilhões de metros cúbicos, na região autônoma uigur de Xinjiang, no noroeste, principal fonte de gás e petróleo do país, informou hoje a agência "China News Service".

A descoberta foi feita na bacia do rio Tarim, onde há reservas de petróleo e gás natural estimadas em 10 bilhões de toneladas. No local também fica o maior poço de gás do país, o de Karamay, com 205 bilhões de metros cúbicos.

Um gasoduto de 4 mil quilômetros leva o gás de Karamay ao leste do país, através de 10 províncias e com uma capacidade de transportar 12 bilhões de metros cúbicos.

Segundo fontes da CNPC (China National Petroleum Corp), maior produtor de petróleo do país, a nova descoberta vai garantir 5 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano a mais para o gasoduto, que vai até a cidade de Xangai.

Em meados deste ano, a CNPC anunciou que pela primeira vez convidaria empresas estrangeiras a participar da prospecção de possíveis jazidas petrolíferas em Xinjiang.

A população da região é de religião muçulmana e fala uma língua de origem turcomana. Por isso, há anos tenta se tornar independente da China.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266743/visualizar/