Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 18:34
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Diretores da subsidiária brasileira da multinacional americana Archer Daniels Midland Company (ADM), e a presidente mundial da empresa, Patrícia Woertz, reuniram-se nesta quinta-feira (19) com o governador Blairo Maggi e secretários de Estado, oportunidade em que os executivos reafirmaram os investimentos da ADM em Mato Grosso.

De acordo com o presidente de Operações Sul-americanas da ADM, Domingo Lastra, a empresa está fortalecendo cada vez mais os investimentos no Estado e acreditando no potencial produtivo e incrementou as operações com a construção de uma fábrica de biodiesel, que será instalada em Rondonópolis, município no qual a empresa sedia suas atividades em Mato Grosso.

A fábrica para produção de biodiesel à base de soja deve entrar em operação até meados de julho de 2007 e, conforme Lastra, terá uma capacidade produtiva anual de 180 mil toneladas. O investimento é de US$ 35 milhões e deverá gerar em torno de 100 empregos diretos.

Esta fábrica de biodiesel será o maior empreendimento da empresa em todo o mundo, superando a unidade alemã, e o primeiro da ADM no País. A intenção da empresa ao instalar a fábrica em Rondonópolis é atender à demanda de biodiesel dos produtores rurais e dos setores ligados ao transporte rodoviário e ferroviário em um município localizado estrategicamente em um ponto de diversos modais de transporte.

A ADM América do Sul opera em atividade de originação, processamento, logística e transporte e exportação de grãos e derivados, além de comercialização de fertilizantes. A empresa é líder mundial em processamento agrícola e tecnologia de fermentação, sendo uma das maiores processadoras mundiais de soja, milho, trigo e cacau. A empresa é ainda líder na produção de óleo e farelo de soja, etanol, adoçantes e farinha de milho. Além disso, produz ingredientes para alimentos e para a nutrição animal, com valor agregado.

Com sede em Decatur, Illinois, a empresa tem mais de 25 mil funcionários, cerca de 250 plantas de processamento.

Meio ambiente

Atualmente, Mato Grosso consome 2,7 bilhões de litros de combustível por ano. Desse total, 2 bilhões são gastos somente na atividade agrícola. Com a produção de biodiesel, os produtores vão adquirir um combustível mais barato e menos poluente. O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais e é apontado como uma alternativa ao óleo diesel, produto derivado do petróleo. Por ser um combustível que não polui o meio ambiente e como fonte de energia renovável, é tido como uma solução de problemas ambientais, como o efeito estufa e a poluição das grandes cidades.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267294/visualizar/