Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 03 de Março de 2013 às 16:21
Por: HELSON FRANÇA

    Imprimir


Em Mato Grosso, mais de três mil e quinhentos criminosos são procurados pela Justiça devido ao não cumprimento de mandados de prisão expedidos somente em 2012.

O número é suficiente para lotar, juntas, por três vezes, a Penitenciária Central (antigo Pascoal Ramos) e o Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé), duas das maiores unidades prisionais do Estado. 

No referido período, conforme dados da Polícia Judiciária Civil (PJC), dos 6.561 mandados de prisão preventiva expedidos, foram cumpridos 1.601. Entre aqueles que devolvidos, revogados ou que se estão na situação de contramandados soma-se 1344. 

Dentre os criminosos procurados pela Justiça mato-grossense encontra-se o segurança Alexssandro Abílio de Farias. 

No final de 2011 ele assassinou a tiros, na agência do banco Itaú localizada na avenida Carmindo de Campos, na Capital, Adriano Henrique Marissael, até então dono do restaurante Adriano – que era um dos mais tradicionais de Cuiabá. 

Uma discussão, pelo fato da vítima ter ficado presa na porta giratória, teria motivado o conflito que teve o trágico desfecho. 

Integrantes da prática criminosa conhecida como “Novo Cangaço”, os assaltantes de bancos Vanderlei Elias de Souza, Henrique Laurentino de Jesus, Camila dos Santos Peixoto, Solange de Oliveira e a Eliane Gomes Ferreira também pertencem ao grupo dos foragidos. 

De acordo com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado de Mato Grosso (Gaeco-MT), o bando esteve envolvido nos roubos ocorridos, no final de outubro do ano passado, nas agências do Banco do Brasil e Bradesco na cidade de Comodoro. Durante a ação os criminosos roubaram mais de um milhão e meio de reais. 

O Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, ressaltou que muitos dos mandados de prisão não cumpridos no Estado referem-se aos criminosos de outras cidades e estados. 

“Isso não é exclusividade de Mato Grosso. Assim como recebemos muitos mandados de prisão para cumprir de pessoas de fora, outras cidades também recebem mandados de prisão para cumprir de criminosos de Mato Grosso”. 

O secretário não soube estimar quantos dos mandados não cumpridos no Estado são de pessoas de outras localidades. 

Sobre a média de mandados de prisão cumpridos pelas autoridades de Mato Grosso, Bustamante avalia como razoável a boa. 

“Se for parar para ver pela quantidade de mandados de prisão cumpridos, dá quase cinco por dia. Além disso, no ano passado, foram feitas quase mil prisões, um índice muito acima da média nacional”. 

Levantamento feito pela Corregedoria Nacional de Justiça a partir de informações contidas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) mostra que, de um total de 268.358 mandados de prisão expedidos de junho de 2011 a 31 de janeiro de 2013, em todo o país, 192.611 ainda aguardam cumprimento. 

Os estados com as maiores quantidades de mandados de prisão ainda a serem cumpridos pelas polícias são Paraná (30.431), Minas Gerais (28.641) e Goiás (20.885). Nos três casos, os mandados de prisão em aberto foram expedidos pelos Tribunais de Justiça estaduais e correspondem, respectivamente, a 15,79%, 14,86% e 10,84% do total de mandados de prisão em aberto no País. 




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26733/visualizar/