Estados Unidos e Japão vão reforçar cooperação militar
Em seu encontro na manhã desta quinta-feira em Tóquio, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, "falaram da importância de uma cooperação estreita em matéria de defesa, como o intercâmbio de dados de inteligência e o sistema de defesa antimísseis", declarou o porta-voz Sean McCormack.
Estados Unidos e Japão cooperam num sistema de defesa antimísseis desde que em 1998 a Coréia do Norte efetuou um disparo de míssil balístico, o qual sobrevoou o território japonês antes de cair no Oceano Pacífico.
Tóquio é a primera etapa de uma viagem de Rice pela Ásia, que tem como objetivo convencer os vizinhos da Coréia do Norte a aplicar plenamente as sanções decididas pela ONU em represália ao teste nuclear de 9 de outubro.
Rice e Abe também ressaltaram a "importância de uma cooperação estreita para a implementação da resolução" do Conselho de Segurança da ONU, acrescentou.
Aprovada de forma unânime pelo Conselho de Segurança no sábado passado, a Resolução 1718 prevê um embargo ao material militar e aos produtos de luxo.
Comentários