Saúde de Nova Mutum ataca a obesidade na Semana da Alimentação
De acordo com a nutricionista da Secretaria, Fabiana Correa, com uma alimentação correta e balanceada, aliada a prática de exercícios físicos, evita-se a obesidade e os problemas decorrentes da mesma. Segundo ela, estudos já comprovaram que existe relação entre a obesidade ou o excesso de peso com alterações nos níveis de colesterol, nos valores da pressão arterial, diabetes, problemas de coluna, aumento na possibilidade de doenças coronárias, entre outras.
A nutricionista explica que corrigir os hábitos alimentares, apesar de ser tarefa fundamental, pode ser complicado e difícil, pois determinadas posturas já fazem parte da cultura das pessoas Além disso, o modo impulsivo, desorganizado e indisciplinado de se alimentar está relacionado com práticas incorretas iniciadas na infância. Nas palestras Fabiana está trabalhando com a Pirâmide dos Alimentos para explicar o conceito de uma alimentação saudável e balanceada.
A Pirâmide Alimentar foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) e é utilizada até hoje com referência em Programas de Alimentação. A Pirâmide divide os alimentos em grupos alimentares e em porções recomendadas para o consumo diário. Assim, deve-se incluir todos os grupos e as porções indicadas, afim de garantir ao organismo os nutrientes que ele necessita para se ter uma boa saúde (ver anexo).
Na próxima semana a Secretaria Municipal de Saúde programou Palestra Nutricional com Caminhada para terça-feira, dia 24 às 13h, nos PSFs Colina e Parque do Sol. Sexta-feira, dia 27 será a vez do Centro de Saúde (13h) e PSF Araras (16h). Na quinta-feira, dia 26, têm palestra sobre o assunto no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 15h.
Pirâmide Alimentar:
Os principais grupos alimentares estabelecidos pela Pirâmide Alimentar são (em ordem decrescente de consumo):
PÃES, ARROZ, CEREAIS, FARINHAS E MASSAS EM GERAL (6-11 porções): alimentos fontes de carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e fibras.
HORTALIÇAS (3-5 porções) E FRUTAS (2-4 porções): alimentos fontes de vitaminas e sais minerais e fibras.
LEITE E DERIVADOS (2-3 porções): alimentos fontes de proteína e cálcio
CARNES, AVES, PEIXES, OVOS E FEIJÕES (2-3 porções): alimentos fontes de proteína, ferro, e outros minerais.
GORDURAS, ÓLEOS E AÇÚCAR: alimentos fontes de ácidos graxos essenciais, vitamina E (gorduras e óleos) e energia. Por serem excessivamente calóricos devem ser consumidos moderadamente.
Comentários