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Projeto Cooperar capacita para atendimento humanizado
A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Desenvolvimento do Servidor (Gedeva), promove nesta sexta-feira (20.10), das 8 às 18 horas, no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan), o quarto módulo do projeto Cooperar – Programa Com-Viver e Melhorar, que tem o tema “Saúde das Relações Humanas”.
A gerente de Desenvolvimento e Valorização do Servidor, Silvia Aparecida Tomaz, disse que a cultura da cooperação pode contribuir para o aumento da produtividade, redução de conflitos e melhoria da qualidade dos serviços, da comunicação e do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), “ Essa capacitação visa promover a humanização tanto nas relações interpessoais, ou seja, no relacionamento interno do trabalhador com seus colegas de trabalho, como no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde”, explicou Silvia Thomaz.
O projeto Cooperar foi criado pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor para promover o despertar de atitudes que facilitem a organização, a divisão de tarefas, a comunicação clara e eficiente e o estabelecimento de metas no sistema de trabalho executado pela Secretaria de Estado de Saúde. “O principal objetivo da Saúde do Estado é a satisfação do usuário do Sus e o atendimento de suas necessidades na área de Saúde. Para isso precisamos, constantemente, criar mecanismos de aperfeiçoamento de organização das atividades que visem o melhor aproveitamento dos serviços por parte desse usuário”, explicou Silvia Thomaz. “Desta vez, o nosso foco são as relações intra e interpessoais”, disse.
Participam deste quarto módulo 80 trabalhadores que atendem nas recepções da Ses e do SUS, do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), do Centro Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), da Escola de Saúde Pública (Esp), da Central de Regulação, do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, MT-Hemocentro e do Escritório Regional da Baixada Cuiabana. “São assistentes do SUS que já participaram dos três módulos anteriores, sendo que o primeiro abordou o tema ‘Exercício da Convivência’, o segundo a ‘Cultura da Cooperação’ e o terceiro a ‘Consciência em Grupo’”, comentou.
Neste módulo serão realizadas oficinas vivenciais, jogos cooperativos, apresentação de vídeos, data-show, dentre outras abordagens. Segundo Silvia Tomaz, uma das atividades que serão realizadas irá tratar do tema “Gente que faz Saúde no SUS”, oportunidade em que serão abordados os eixos omissão, cooperação e competição. “O objetivo é contribuir para que o servidor perceba como está seu atendimento aos usuários e reflita, inclusive, se vem exercitando os princípios do Sistema Único Saúde de Equidade, Universalidade e Integralidade”, disse. “Nossa proposta só terá pleno sucesso com a sensibilização do ser humano e sua dedicação. Que cada um esteja consciente de que o futuro da Secretaria de Estado de Saúde e a construção de uma sociedade não estão na base do ter (coisas), mas sim no ser (ser humano), o maior ativo de nossa organização”, acrescentou Silvia Tomaz.
Silvia Tomaz explica ainda que a filosofia da cooperação é a de conseguir conviver e trabalhar com o outro apesar das suas diferenças, exercitando o diálogo, a empatia e o respeito. “O projeto Cooperar possibilitou uma integração maior entre os servidores e a flexibilidade nas relações interpessoais. Com esta integração, os resultados têm sido altamente positivos”, afirmou.
A gerente de Desenvolvimento e Valorização do Servidor, Silvia Aparecida Tomaz, disse que a cultura da cooperação pode contribuir para o aumento da produtividade, redução de conflitos e melhoria da qualidade dos serviços, da comunicação e do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), “ Essa capacitação visa promover a humanização tanto nas relações interpessoais, ou seja, no relacionamento interno do trabalhador com seus colegas de trabalho, como no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde”, explicou Silvia Thomaz.
O projeto Cooperar foi criado pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor para promover o despertar de atitudes que facilitem a organização, a divisão de tarefas, a comunicação clara e eficiente e o estabelecimento de metas no sistema de trabalho executado pela Secretaria de Estado de Saúde. “O principal objetivo da Saúde do Estado é a satisfação do usuário do Sus e o atendimento de suas necessidades na área de Saúde. Para isso precisamos, constantemente, criar mecanismos de aperfeiçoamento de organização das atividades que visem o melhor aproveitamento dos serviços por parte desse usuário”, explicou Silvia Thomaz. “Desta vez, o nosso foco são as relações intra e interpessoais”, disse.
Participam deste quarto módulo 80 trabalhadores que atendem nas recepções da Ses e do SUS, do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), do Centro Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), da Escola de Saúde Pública (Esp), da Central de Regulação, do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, MT-Hemocentro e do Escritório Regional da Baixada Cuiabana. “São assistentes do SUS que já participaram dos três módulos anteriores, sendo que o primeiro abordou o tema ‘Exercício da Convivência’, o segundo a ‘Cultura da Cooperação’ e o terceiro a ‘Consciência em Grupo’”, comentou.
Neste módulo serão realizadas oficinas vivenciais, jogos cooperativos, apresentação de vídeos, data-show, dentre outras abordagens. Segundo Silvia Tomaz, uma das atividades que serão realizadas irá tratar do tema “Gente que faz Saúde no SUS”, oportunidade em que serão abordados os eixos omissão, cooperação e competição. “O objetivo é contribuir para que o servidor perceba como está seu atendimento aos usuários e reflita, inclusive, se vem exercitando os princípios do Sistema Único Saúde de Equidade, Universalidade e Integralidade”, disse. “Nossa proposta só terá pleno sucesso com a sensibilização do ser humano e sua dedicação. Que cada um esteja consciente de que o futuro da Secretaria de Estado de Saúde e a construção de uma sociedade não estão na base do ter (coisas), mas sim no ser (ser humano), o maior ativo de nossa organização”, acrescentou Silvia Tomaz.
Silvia Tomaz explica ainda que a filosofia da cooperação é a de conseguir conviver e trabalhar com o outro apesar das suas diferenças, exercitando o diálogo, a empatia e o respeito. “O projeto Cooperar possibilitou uma integração maior entre os servidores e a flexibilidade nas relações interpessoais. Com esta integração, os resultados têm sido altamente positivos”, afirmou.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267653/visualizar/
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