Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 18 de Outubro de 2006 às 14:37
Por: Raquel Barroso

    Imprimir


A construção da termoelétrica por meio de uma parceria entre Bolívia e Mato Grosso é uma das soluções para o abastecimento de energia elétrica nas cidades de San Matias e San Vicente. Atualmente a Cemat fornece 0,75 MW para San Matias. Porém o fornecimento de energia elétrica para a Bolívia foi estabelecido por um contrato que se encerra no dia 31 de dezembro de 2006.

“É por este motivo que os bolivianos vieram até Mato Grosso. Eles solicitam a prorrogação por seis meses desse contrato para que sejam realizados os estudos técnicos para a implantação da termoelétrica e seja concluída a construção da mesma”, explica o secretário-adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, José Epaminondas Mattos Conceição. Caso o contrato da Cemat não seja prorrogado as duas cidades bolivianas ficarão sem abastecimento de energia, sofrendo um total “apagão”.

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, garantiu que vai intervir junto ao Ministério de Minas e Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que seja autorizado a prorrogação do contrato entre a Cemat e as cidades bolivianas. “Levarei o assunto pessoalmente ao ministro Silas Rondeau na próxima quinta-feira (19.10), durante a reunião que será realizada em Cuiabá. Tratar desse assunto com o Ministro é uma forma de demonstrarmos para a Bolívia a nossa vontade de realizarmos negociações”, afirma Furlan.

Ao final da reunião foi assinado um Acordo de Intenções entre o Governo do Estado de Mato Grosso, representado pelas Secretarias da Casa Civil e de Indústria, Comércio, Minas e Energia, com as autoridades municipais e provinciais de San Matias e as empresas bolivianas Guaracachi S. A. e Energais S. A.

O acordo assinado registra o resultado da reunião realizada nesta terça-feira (17.10) na Sicme e as responsabilidades dos governos de Mato Grosso e da Bolívia nos estudos de viabilidade técnica-econômica para a construção da termoelétrica em San Matias.

Participaram da reunião os secretários Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia), José Epaminondas Mattos Conceição (adjunto de Desenvolvimento da Sicme) e Jefferson de Castro (adjunto da Casa Civil). A comitiva de autoridades bolivianas era formada pelo prefeito de San Matias, Hubert Velarde Rivero, subprefeito da província Angel Sandoval, Aldo Vaca Rapp, o representante do governo municipal de San Matias, Victor Hugo Ni Saavedra, e pelos empresários Guillermo Morales R (Energais), Jaime Aliaga M (Guaracachi) e Jose Antonio Lanza P. (Guaracachi).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267655/visualizar/