Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 18 de Outubro de 2006 às 14:25

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, inaugurou na manhã desta quarta-feira, (18/10), no 7º andar do Palácio Dante de Oliveira, a sala Prefeito Estevão Torquato da Silva, em homenagem ao ex-prefeito da capital. O ‘Coronel Torquato’, como era conhecido o ex-prefeito, exerceu o cargo entre 1987 e 1988, quando o então prefeito de Cuiabá, Dante de Oliveira, foi chamado para ocupar o Ministério da Reforma Agrária.

Coronel Torquato nasceu em Cuiabá em 02 de Agosto de 1923. Ocupou diversos cargos político-administrativos importantes em sua vida pública. Foi vereador por Cuiabá, lecionou em escolas da rede estadual e municipal e foi diretor da Escola Técnica Federal de Mato Grosso, hoje Cefet/MT, além de diretor-financeiro e administrativo da Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat).

Eleito deputado estadual ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa de Mato Grosso de 1979 a 1982, foi prefeito e vice-prefeito de Cuiabá. Ainda na prefeitura trabalhou como auditor chefe. Também foi sub-secretário de auditoria do Estado de Mato Grosso e chefe do Departamento de Licitações do Prodeagro.

A solenidade de inauguração da sala contou com a presença da família do Coronel Torquato, de ex-prefeitos de Cuiabá, como Aecim Tocantins, de vereadores e diversas autoridades. “Para nós é uma grande honra. Meu pai sempre encarou o serviço público como uma missão”, disse o filho do ex-prefeito, Luiz Carlos Torquato da Silva.

“O Coronel Torquato era um homem agregador que unia as pessoas e as equipes. Um homem de uma humildade franciscana, incomparável. Um verdadeiro cristão. Poucos têm uma folha de serviços públicos prestados igual à dele. Está é apenas mais uma justa homenagem das muitas que ele recebeu e que ainda irá receber”, declarou Wilson Santos.

Estevão Torquato membro do Senadinho e como tal fazia integrava o “conselho consultivo” do atual prefeito Wilson Santos. Estevão Torquato da Silva faleceu aos 83 anos, no dia 24 de Agosto deste ano, em decorrência de complicações provocadas por um derrame cerebral.

Trajetória do Coronel Torquato - Torquato cursou contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Cuiabá, formou-se em cirurgião-dentista pela Faculdade Fluminense de Medicina e tornou oficial-dentista pela Escola de Saúde do Exército Brasileiro, chegando ao posto de coronel.

Ainda estudou economia na Faculdade de Ciências Econômicas de Mato Grosso e fez estágio profissionalizante na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.

Homem de palavra fácil e com personalidade forte, direto e objetivo nas suas colocações, o coronel Torquato era um pragmático convicto: ocupou diversos cargos político-administrativos importantes em sua vida pública.

Foi eleito vereador por Cuiabá, lecionou em escolas da rede estadual e municipal e foi diretor da Escola Técnica Federal de Mato Grosso, hoje Cefet/MT, além de diretor-financeiro e administrativo da Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat). Eleito deputado estadual ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa de Mato Grosso de 1979 a 1982, foi prefeito e vice-prefeito de Cuiabá, no mandato do também falecido Dante de Oliveira, quando este foi chamado a ocupar o cargo de ministro da Reforma Agrária, no governo de José Sarney, auditor chefe da Prefeitura de Cuiabá, sub-secretário de auditoria do Estado de Mato Grosso e chefe do Departamento de Licitações do Prodeagro.

Incansável no ofício de sempre aprender, Estevão Torquato ganhou várias moções, acumulou cursos e diplomas e seguintes medalhas e condecorações como a Medalha Marechal Hermes, Medalha de Bronze e Medalha de Prata, todas do Ministério do Exército; Medalha Nilo Peçanha, do Ministério da Educação, Ordem do Mérito Legislativo de Mato Grosso; Comenda da Ordem do Mérito do Estado de Mato Grosso; Comenda da Ordem Cavalheiro do Estado de Mato Grosso; Honra ao Mérito Dom Aquino Corrêa pela Câmara Municipal de Cuiabá.

Mixtense “doente” era torcedor de “carteirinha” do alvi-negro cuiabano, sempre presente aos jogos do Mixto no Dutrinha e Verdão. Essa paixão pelas cores do Mixto levou-o a presidir o clube e recebeu, mais recentemente, o título de Patrono da Escolinha de Futebol do Grêmio, criada pelo Clube de Subtenentes e Sargentos do Exército e que foi inaugurada no dia 11 de setembro com um grande torneio entre escolinhas de futebol de Cuiabá e Várzea Grande.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267661/visualizar/