Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 23:59

    Imprimir


A prorrogação da Zona Franca de Manaus e a disputa em torno dos incentivos fiscais para a produção de componentes para TV digital foram os dois principais temas da visita do candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PCdoB/PRB) à capital amazonense, hoje (17).

Lula foi acompanhado, na visita, pelo governador reeleito do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB). Um outro aliado do petista foi eleito senador em 1o de outubro, o ex-ministro Alfredo Nascimento (PL).

O Amazonas foi o estado em que Lula obteve maior percentual dos votos válidos, no primeiro turno: 78,06%, contra 12,45% do segundo colocado, Geraldo Alckmin.

Os aliados locais de Lula exaltaram o fato de ele ter autorizado a prorrogação do regime especial de tributação que garante a Zona Franca de Manaus. "Em 2002, eu era prefeito de Manaus, e o Pólo Industrial tinha 30 mil empregos. Hoje, eles já passam de 100 mil", disse Nascimento. Publicada em dezembro de 2003, a Emenda Constitucional 42 prorrogou por dez anos os incentivos da Zona Franca de Manaus, agora garantidos até 2023.

No horário eleitoral de rádio e TV de ontem, Lula prometeu construir um pólo para produção de conversores e componentes da TV digital em Minas Gerais, o que poderia tirar a vantagem de Manaus na disputa para sediar as novas fábricas. O governador reeeleito cobrou de Lula uma posição sobre o tema: "O homem que prorrogou a Zona Franca não vai deixar que tirem daqui a TV Digital".

Em resposta, Lula citou o exemplo da disputa que aconteceu nos últimos anos para sediar a nova refinaria da Petrobrás. Pernambuco acabou sendo o estado escolhido, segundo Lula, por ter viabilizado uma parceria com a empresa estatal venezuelana de petróleo, a PDVSA.

"O presidente Hugo Chávez (da Venezuela) tem admiração pelo general pernambucano Abreu e Lima, que lutou ao lado de Simon Bolívar. Então, ele me disse que queria ser parceiro no projeto, mas queria a refinaria em Pernambuco", contou Lula. "É sempre assim: cada vez que tem um investimento no país, os estados começam a brigar. Mas vale aqui o que eu falava no caso da refinaria: quem arrumar parceiro, leva."

Lula chegou a Manaus às 9h50 (horário local), em um avião da Força Aérea Brasileira, participou de uma carreata e de um comício, antes de voar para o Rio de Janeiro, por volta das 14 horas.

Ao lado da mulher, Marisa Silva, e do governador reeleito, Lula desfilou em um carro aberto, durante cerca de 25 minutos. O discurso de campanha aconteceu em um local fechado, o Centro de Convenções Studio 5, cedido pelo diretor-presidente da Rede Amazônica de Televisão (parceira e retransmissora da TV Globo na região), Phelippe Daou.

Cerca de 5 mil pessoas acompanharam as falas iniciais do presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo; do ex-ministro dos Transportes e senador recém-eleito pelo Amazonas, Alfredo Nascimento; do prefeito de Manaus, Serafim Correa; e de Eduardo Braga.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267824/visualizar/